Maiores reclamações da equipe comercial em relação às suas lideranças

Maiores reclamações da equipe comercial em relação às suas lideranças

Todos os anos faço uma pesquisa com pelo menos mil vendedores sobre engajamento e satisfação com suas lideranças. Confira a lista das maiores reclamações das equipes comerciais.

1) Falta de uma definição clara da estratégia da empresa e da equipe comercial

A pergunta aqui é: “nossa empresa tem uma estratégia claramente definida para lidar com um mercado cada vez mais concorrido e clientes cada vez mais exigentes?”.

A resposta é um sonoro NÃO – a média é 6.4 (de 0 a 10).

Recomendação: criar o seu Mapa Estratégico de Gestão Comercial. Alinha toda a equipe e imediatamente responde essa questão.

2) Falta de direcionamento claro

A pergunta aqui é: “Você sabe exatamente o que se espera de você e o que você tem que fazer para ter sucesso e bater suas metas?”.

Outro NÃO bem forte. Média ao redor de 6.

Recomendação: direcionar claramente a equipe sobre O QUE fazer, COMO fazer e POR QUE isso deve ser feito.

3) Falta de inovação

A pergunta aqui é: “Você acredita que sua empresa estabelece padrões de excelência e é uma referência para outras empresas do setor/ramo/segmento em termos de inovação?”.

As notas costumam ser superbaixas. O comentário mais comum é: ‘fazemos tudo igual, tentamos ser um pouco melhores, mas no fundo é quase a mesma coisa’. #parapensar forte!

Recomendação: DIRECIONAR a criatividade da equipe para que a inovação seja focada especificamente em ações de melhoria dos indicadores da área comercial.

Exemplo: como melhorar prospecção, indicações e testemunhais, taxas de conversão, ticket médio, etc.

4) Falta de feedback

Esta é uma questão complicada, pois, quando questionados, os gestores dizem que DÃO feedback.

Aí você pergunta para a equipe se ela recebe feedback, e a resposta é NÃO!

O que acontece aqui é simples de entender: falta um processo estruturado e bem organizado de feedback. Inclusive, meu roteiro de feedback para reuniões semanais e mensais com a equipe de vendas é um dos brindes/bônus que mais me solicitam em palestras e workshops de liderança.

Fonte: venda mais

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