Gestão estratégica de vendas: saiba como aplicar

Gestão estratégica de vendas: saiba como aplicar

Gestão estratégica de vendas é um assunto cada vez mais recorrente nas grandes corporações, diante do aumento da concorrência e do grau elevado de exigência dos clientes e dos processos comerciais.

As empresas de maior porte entenderam a necessidade de adotar táticas de planejamento para projetar crescimento e se consolidar no mercado. Algo que está sendo assimilado aos poucos pelas médias empresas, segundo indica uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi, com 100 corporações brasileiras, com faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões.

Segundo o estudo:

  • 10% declararam ter uma estratégia bem definida, por um período de três a cinco anos, com visão, missão, objetivos e metas definidas para o desenvolvimento do negócio;
  • 47,6% disseram não ter ações de médio e longo prazos, mas reconhecem que investir em gestão de vendas e montar uma equipe de alta performance é primordial.

Mas como funciona essa estratégia gerencial no setor de vendas? Como planejar e gerenciar uma equipe comercial com resultados, atendimento de qualidade, venda diferenciada e atuando para atingir os objetivos dos negócios e o fortalecimento da empresa?

Antes de abordarmos a importância, os benefícios e saber como construir uma gestão estratégica comercial, é preciso entender o significado desse conjunto de práticas gerenciais de vendas, capaz de aumentar a receita da sua empresa de forma significativa e com lucratividade.

O que é gestão estratégica de vendas?

Gestão estratégica, por definição, é um conjunto de práticas e objetivos que uma empresa elenca, visando ao crescimento e à robustez do negócio, por meio de um gerenciamento planejado dos seus recursos financeiros, produtivos e humanos.

Aplicada ao ambiente de vendas, a gestão estratégica significa, segundo o livro “Introdução à Administração”, de Peter Drucker: “[…] transformar sua ideia de negócio em valor real para todos os stakeholders da organização mediante um plano de ação que contemple objetivos e metas que conduzam a empresa à lucratividade, competitividade e sobrevivência mercadológica”.

Em outras palavras, para o “pai da administração moderna”, a gestão estratégica de vendas é a habilidade de transformar ideias em ação, com foco em resultados, para o sucesso da empresa e de todos os envolvidos.

A importância da gestão estratégica de vendas aplicada aos negócios

Um dos maiores desafios das grandes e médias empresas é estruturar uma estratégia de vendas com resultados aplicada aos negócios, que alinhe toda a organização na mesma direção: alcançar as metas estabelecidas e atingir os objetivos do negócio.

Isso só é possível com planejamento e gerenciamento de equipes, conduzidos pelos heads da empresa, a partir de uma análise de mercado, visão ampla do negócio, considerando cenários internos e externos, e expertise em gestão estratégica.

É nesse gerenciamento que são levantadas informações sobre:

  • competitividade empresarial;
  • recursos disponíveis;
  • riscos;
  • ameaças futuras;
  • oportunidades.

Uma empresa que aplica gestão estratégica de vendas aos negócios dá dinamismo aos seus processos em muitos aspectos, da equipe comercial ao marketing, passando pelo setor financeiro e RH, entre outros. É preciso o envolvimento de toda a organização, pois quando os departamentos não estão alinhados, a empresa perde tempo e oportunidades.

É a integração da empresa, com uma visão voltada para vendas, que fará com que haja sinergia e alinhamento de pensamento, durante todo o processo comercial, com os objetivos caminhando na mesma direção, conduzidos por essa gestão estratégica.

O papel diferenciado do gestor de vendas

A um gestor de vendas, cabe uma série de responsabilidades, como montar, gerenciar e liderar a equipe de vendas.

Mas se essa gestão pretende atuar de forma estratégica e com resultados significativos, precisar desempenhar seu papel de forma ampla, com um olhar macro e micro de todo o processo gerencial:

  • estabelecendo metas;
  • administrando cotas individuais e coletivas;
  • criando um plano de vendas;
  • monitorando e analisando dados dos progressos, em tempo real;
  • supervisionando a organização e o treinamento da equipe;
  • mantendo um controle ativo de clientes-chave;

Gerenciamento tático com resultados

Um gerenciamento tático atuante no setor de vendas, portanto, se mostra essencial para os negócios. É essa performance diferenciada que irá gerar os seguintes resultados:

  • mais fechamentos de vendas;
  • qualificação da empresa;
  • alinhamento e ratificação da missão, da visão e dos valores de toda a organização;
  • crescimento financeiro e sustentabilidade do negócio, gerando melhores resultados em médio e longo prazos;
  • vantagem competitiva no mercado;
  • fortalecimento da cultura de vendas e do customer centric (foco no cliente);
  • promoção de treinamentos e capacitações complementares à estratégia do negócio.

Benefícios da gestão estratégica de vendas

A atuação de uma gestão estratégica de vendas é feita com inteligência e vivência de mercado, pondo em prática o planejamento comercial, de forma eficiente, previsível e considerando margens de erros e possíveis fatores de riscos no ambiente interno e externo da empresa.

Tudo isso sempre aproveitando as oportunidades para alcançar mais clientes e gerar maiores e melhores resultados nas vendas.

Dos benefícios colhidos com essa atuação, podemos destacar quatro:

1- Melhor aplicação dos recursos

Um dos principais benefícios gerados com uma gestão estratégica de vendas é a criação de um ambiente onde é possível acompanhar de forma cuidadosa e precisa o emprego dos recursos aplicados no projeto e os resultados obtidos. Isso permite que o gestor entenda melhor as maiores fontes de Retorno sobre o Investimento (ROI) da empresa.

Essa minúcia no acompanhamento possibilita a criação de relatórios e análises periódicas, melhorando a gestão e direcionando a aplicação dos recursos de forma mais assertiva e acertada.

2- Decisões assertivas

Uma gestão estratégica de vendas compreende as necessidades da empresa em todos os níveis: micro e macro. Isso faz com que ela saiba priorizar suas decisões a partir desse conhecimento amplo e aprofundado.

Empresas que têm o objetivo estratégico de se consolidar como líder no setor que atua e ser uma referência de mercado, a gestão de vendas sabe que deverá reforçar a credibilidade da marca em todas as etapas do fluxo de vendas.

3- Envolvimento e integração dos setores

Somente uma gestão estratégica é capaz de integrar as equipes dos vários departamentos, alinhando o foco em direção dos objetivos traçados no planejamento comercial. Esse é um dos grandes diferenciais das empresas que atingem o sucesso, mas também é um dos principais desafios para negócios que buscam se consolidar no mercado.

4- Previsibilidade com redução de riscos

Os elementos-chave de uma gestão estratégica de vendas são a avaliação de cenário, o planejamento de ações, a execução controlada e a mensuração de resultados. Essa soma de tarefas faz com que os processos se tornem mais seguros e mais bem projetados.

Em consequência, o resultado é uma atuação de vendas mais assertiva e menos sujeita a riscos e oscilações.

Sinais de que seu negócio precisa de gestão estratégica para vender mais

É fácil identificar uma empresa que esteja precisando de gestão estratégica para melhorar seus resultados de vendas.

Os principais sinais são:

  • desconhecimento do perfil dos clientes cativos e potenciais da empresa;
  • estagnação e redução da base de clientes;
  • seus clientes não retornam com frequência;
  • estagnação ou redução do tíquete médio;
  • sua equipe não apresenta resultados regulares.

Como fazer gestão estratégica de vendas na sua empresa em 7 passos

Criar uma estratégia de gestão de vendas é o caminho mais indicado para aumentar sua receita e ampliar suas oportunidades de negócios.

Agora que você sabe a importância de um planejamento estratégico comercial e o diferencial de uma gestão inteligente em uma empresa de médio e grande portes, considere os seguintes passos, aplicando o conceito de Drucker ao setor de vendas da sua empresa:

  1. Entenda tudo sobre seu negócio

O primeiro passo para construir uma gestão estratégica de vendas é entender tudo sobre o seu negócio. Um bom método para conhecer o ambiente macro e as potencialidades da sua empresa é fazendo uma análise SWOT honesta sem uma visão romântica do seu posicionamento no mercado, considerando os pontos a melhorar do seu produto ou serviço e a evolução da concorrência.

Com essa análise, será possível identificar onde sua empresa está posicionada e explorar as melhores oportunidades, evitando riscos desnecessários. Entender tudo sobre o seu negócio ajudará a direcionar sua estratégia e seus investimentos aos resultados esperados.

  1. Acompanhe as tendências e mudanças de cenário do mercado e de concorrentes

O segundo passo para uma gestão estratégica de vendas é acompanhar as tendências e mudanças de cenário do mercado e de concorrentes, por meio de um benchmarking com empresas bem-sucedidas no posicionamento estratégico.

Uma vez entendendo como elas direcionam suas ações, desenvolva suas próprias estratégias, considerando as boas práticas como modelo e evitando replicar os erros.

  1. Tenha clareza das suas metas e objetivos

O terceiro ponto é ter clareza das metas e dos objetivos da empresa, para que estejam alinhados à estratégia de vendas. Para isso, é preciso acompanhar e entender o planejamento e a execução dos objetivos da corporação como um todo.

Só assim conseguirá transmitir à sua equipe quais metas devem atingir e quais objetivos devem alcançar, permitindo que os profissionais contribuam para o crescimento da empresa, por meio de uma visão ampla da posição do negócio diante da concorrência.

  1. Defina métricas e indicadores

Outro ponto importante para garantir uma gestão estratégica de vendas de sucesso é a definição de métricas e indicadores, possibilitando mensurar os resultados. Só assim será possível acompanhar o processo de vendas e, sobretudo, assegurar que eles estejam contribuindo de forma efetiva para alcançar os objetivos estratégicos do negócio.

As métricas são importantes porque nos auxiliam a retroalimentar o processo. Para a rápida e assertiva tomada de decisões, a gestão precisará acompanhar esses números com facilidade.

  1. Busque ferramentas tecnológicas para otimizar processos e produtividade

A Pesquisa Global de Qualidade de Dados da Experian entrevistou mais de mil empresas em quatro países e apontou que as organizações já perceberam o erro que é subestimar o papel que os dados desempenham em iniciativas estratégicas.

No Brasil, mais da metade das organizações consultadas reconhecem a importância de se investir em tecnologias inteligentes.

Não há como falar de gestão estratégica de vendas nos dias atuais sem considerar o suporte de ferramentas tecnológicas para:

  • otimizar processos;
  • qualificar a produção;
  • automatizar etapas;
  • agilizar projeções;
  • inserir maior precisão nos resultados.

6- Acompanhe o desenvolvimento da sua equipe

Estimular a integração e o progresso das equipes de vendas, acompanhando seu desenvolvimento desde a etapa de planejamento, é essencial para um bom andamento e a sinergia em todo o processo. O segredo é estruturar metas colaborativas e interdependentes, seja:

  • reforçando a importância do trabalho conjunto entre os setores de vendas e marketing, especialmente na gestão de leads;
  • alinhando metas e objetivos entre esses setores;
  • compartilhando informações e dados relevantes dos resultados;
  • adotando políticas de remuneração: fixo e variável do time de vendas.

7- Checagem/acompanhamento de resultados

Bons relatórios de vendas, com checagens periódicas dos resultados, medem o progresso individual e da equipe. Para isso, desenvolva processos de envios relatórios automatizados, que não tomem seu tempo.

Com bons relatórios, você pode ver os problemas e os riscos muito mais cedo e agir mais rapidamente.

Fonte: dnadevendas

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