O objetivo final de qualquer equipe de vendas é crescer e melhorar as vendas. E para impactar a receita e os resultados, o time comercial precisa das melhores ferramentas para atingir e até ultrapassar as metas.
Aqui estão cinco sinais de que seus esforços de capacitação de vendas precisam ser atualizados e como corrigi-los.
1) Você não tem relatórios e não consegue rastrear leads e clientes
Sem relatórios e históricos de contato e/ou compras dos seus clientes suas ações de vendas se limitam drasticamente. As mais variadas informações sobre clientes e potenciais clientes precisam ser interpretadas e transformadas em relatórios e indicadores que podem ser utilizados estrategicamente e trazer mais inteligência às vendas.
2) Seus representantes estão constantemente perguntando onde encontrar conteúdo e/ou pedindo para criar algo que você já tem
Mesmo que você tenha muitos recursos e conteúdos valiosos não significa que os vendedores saibam onde estão ou como encontrá-los.
Facilite a busca e a localização de destes materiais, colocando-os em um portal que possa ser acessado de vários dispositivos móveis. Dessa forma, eles terão um local centralizado para encontrar todas as suas ferramentas de vendas de maneira facilmente acessível e organizada para atender às suas necessidades.
3) Você tem dificuldade em compartilhar dados e relatórios com outros setores
Infelizmente, muitas empresas têm dados e relatórios insuficientes e difícil acesso a eles, isso causa falta de controle e oportunidades perdidas. Os tempos de reação são lentos e os problemas dificilmente são detectados até que se tornem sérios. Esses dados são essenciais para a gestão eficiente do seu departamento ou negócio.
4) Seus clientes apresentam baixa satisfação
Ninguém gosta de esperar muito! Os clientes ficam irritados quando não recebem respostas imediatas. Conseguir clientes já é difícil, mas entender quais são realmente valiosos para o seu negócio não é.
5) Sua previsão de vendas não está alinhada com os negócios reais fechados
Num geral, as pessoas não são muito boas em prever o futuro. A ciência e os métodos de previsibilidade estão cada vez mais sofisticados, mas isso não quer dizer que é fácil apontar para o futuro e prever o que pode acontecer.
Quando falamos sobre vendas, essa falta de previsibilidade pode ser extremamente prejudicial. A previsibilidade das vendas não é somente uma estratégia, é crucial para se destacar em um mercado competitivo.
Com um sistema de Força de Vendas você pode facilitar toda a operação comercial. Com ele você tem a possibilidade de conectar, clientes, produtos, emissão de pedidos, indicadores e demais artifícios de gestão de vendas.
De modo geral a gestão das vendas precisa ser periodicamente revisada. Se algum destes 5 sinais está acontecendo com você ou com a sua equipe, então é hora de revisar!
Fonte: vendamais