As 4 melhores dicas para o desenvolvimento de líderes

As 4 melhores dicas para o desenvolvimento de líderes

Neste cenário de extrema concorrência, em que é necessário enfrentar desafios no ambiente organizacional todos os dias, o investimento no desenvolvimento de líderes torna-se uma poderosa “carta na manga” para as empresas. Isso é importante pelo fato de a gestão de equipes ser uma tarefa extremamente complexa, que envolve diversas variáveis, como resolução de conflitos, motivação dos colaboradores e manutenção da harmonia no meio corporativo. Pensando nessa problemática, escrevemos este post com dicas de estratégias para desenvolver lideranças na sua empresa e os motivos pelos quais isso é importante. Continue lendo para saber mais!

Qual é a importância do desenvolvimento de líderes?

Uma empresa que não tem líderes capazes de aprimorar os processos internos ou coordenar suas equipes de forma eficaz está, possivelmente, fadada ao fracasso. Um bom líder não é aquele que apenas delega tarefas ou repreende subordinados por seus erros. Os profissionais que têm o tipo de perfil adequado para liderar têm algumas características e atitudes em comum, como:

  • saber o modo mais assertivo de se comunicar com os subordinados e os superiores;
  • criar maneiras de engajar os colaboradores para evitar competições não saudáveis;
  • incentivar a inovação e o aprimoramento de habilidades;
    saber o momento de ser flexível;
  • compartilhar o conhecimento que têm para melhorar o desempenho de seus colaboradores;
  • conhecer o perfil dos funcionários da empresa.

É importante lembrar que a capacidade de liderança não é uma habilidade simples de encontrar e nem de desenvolver, mas é plenamente alcançável com algumas estratégias que devem ser levadas a sério, se há um desejo de crescimento interpessoal. Por esse motivo, mostraremos dois dos principais motivos que são muito importantes para valorizar o desenvolvimento de líderes em uma empresa.

Aumentar a satisfação no ambiente de trabalho

Quando um ambiente empresarial tem bons líderes, há uma maior satisfação entre os colaboradores. Esse é um resultado que acontece de forma natural, pois gestores eficazes sabem reconhecer falhas nos colaboradores e também como ajudá-los a melhorar esses pontos negativos. Isso traz uma maior motivação e sentimento de valorização do ser humano, o que se transforma em maior produtividade e diminuição do turnover, que mencionamos na próxima vantagem.

Reter colaboradores na empresa

O turnover em uma corporação é um problema que preocupa muitos gestores e está intimamente ligado à insatisfação no ambiente organizacional. Um bom líder é capaz de lidar com essa situação por ser capaz de solucionar os mais diversos conflitos de forma diplomática. Dessa maneira, o ambiente profissional se transforma em um local agradável de se trabalhar, de modo que os colaboradores farão de tudo para continuar na empresa, por se sentirem bem e valorizados em suas funções e saberem que suas vagas são visadas no mercado.

Como desenvolver a liderança de maneira efetiva?

Agora que você já sabe qual é a importância do desenvolvimento de lideranças, deve estar se perguntando como fazer com que isso aconteça no seu negócio. Afinal, de nada adianta conhecer os benefícios se não utilizá-los a favor do seu próprio ambiente profissional. Veja algumas dicas para desenvolver líderes na sua empresa:

  1. Otimize as técnicas de comunicação

Sabe-se que é muito difícil desenvolver algum tipo de relação sem haver uma comunicação efetiva, e o ambiente profissional não foge a essa regra. Por esse motivo, quem deseja um efetivo desenvolvimento de líderes em sua empresa precisa, antes de qualquer atitude, focar em otimizar as técnicas de comunicação entre todos os colaboradores. Portanto, um bom líder deve sempre ser um exemplo de comunicação clara, transparente e ética. Isso ajuda a conquistar a confiança dos funcionários e torna o líder alguém muito mais acessível e admirável. É importante salientar que isso deve ser observado tanto na comunicação oral quanto na escrita, pois, atualmente, além dos e-mails corporativos, muitas empresas contam com redes sociais.

  1. Demonstre empatia

Que atire a primeira pedra aquele que nunca teve um chefe que não demonstrasse preocupação com os seus funcionários! Esse perfil é muito comum nas empresas, e as suas atitudes desproporcionais acabam afetando todos os membros da equipe. Por isso, demonstrar empatia é essencial para manter a harmonia e o equilíbrio nas relações profissionais. Atitudes simples — como manter o autocontrole, observar, escutar o que os outros precisam dizer e colocar-se no lugar deles — devem ser encorajadas como forma de desenvolver liderança.

  1. Saiba se comportar em situações difíceis

Aqui, temos o famoso “jogo de cintura”. Analisar quem sabe lidar com os diferentes perfis existentes em uma empresa e como conciliá-los de forma eficaz é uma forma de perceber o desenvolvimento de lideranças. Um bom gestor deve ter a habilidade de equilibrar situações nos conflitos entre colegas de trabalho, processando as opiniões e avaliando quais delas são pertinentes ou inadequadas aos contextos. Nesses momentos, ter empatia e saber ouvir é imprescindível para se comportar corretamente diante de situações complicadas.

  1. Desenvolva maneiras de motivar e incentivar o aprendizado da equipe

O bom líder também é aquele que sabe o valor do conhecimento e da motivação no ambiente de trabalho e utiliza as ferramentas que estão ao seu dispor para melhorar as habilidades de seus colaboradores. Motivação e capacitação andam juntas. Funcionários que recebem treinamentos constantes ou mesmo reconhecimentos por desempenho sentem-se valorizados pelos seus superiores e tendem a respeitar os líderes que implantam as ideias. É um caminho que entrega benefícios tanto para a empresa quanto para o empregado e, geralmente, é aplicado por líderes que têm uma visão diferenciada na gestão de pessoas.

Como começar um plano de desenvolvimento de líderes na sua empresa?

O primeiro passo é para desenvolver um plano de liderança reunir todos os gestores para fazerem esse trabalho em conjunto, pois a visão de cada um será fundamental no processo. Para começar, vocês precisam definir os objetivos: quais são as finalidades desse desenvolvimento de liderança? Pode ser tanto corrigir algo que não está indo bem quanto fazer alguma mudança em prol de uma nova meta, ou garantir a especialização dos líderes em alguma área estratégica. Na hora de traçar esses objetivos, é necessário ter clareza da situação da empresa e do mercado, verificando se as ideias são realmente tangíveis e quais serão os passos necessários para isso. É preciso criar um plano de ação que será efetivamente colocado em prática. Antes de estabelecerem seus planos, porém, os gestores devem definir qual tipo de impacto pretendem gerar. São três possibilidades básicas:

  • impacto operacional, que trabalha para desenvolver características e habilidades fundamentais para a liderança de indivíduos;
  • impacto tático, que trabalha com aspectos como o papel dos líderes nas suas equipes e a comunicação entre elas;
  • impacto estratégico, que se direciona a ações para capacitar outros líderes e atuar diretamente nas principais decisões da organização.

Esses focos são muito importantes, e é crucial identificar qual está demandando mais atenção no momento. Assim, fica mais fácil saber onde e como investir. Também é possível que cada um de seus líderes esteja precisando desenvolver um aspecto diferente, então é necessário se atentar às particularidades. Identificar quais pontos não estão funcionando bem é outro quesito importante. A partir disso, é possível averiguar as causas e traçar medidas para trazer melhorias para a empresa.

O plano precisa ser criado de forma objetiva: faça um mapeamento das ações a serem tomadas, defina como isso será feito (quais treinamentos serão oferecidos, por exemplo) e crie um cronograma. Assim, o trabalho ganha um ritmo possível de ser adotado ao dia a dia da empresa. Lembre-se, por fim, de que o desenvolvimento de líderes é um processo contínuo. Portanto, o plano de liderança sempre precisa ser revisado e atualizado constantemente. Não se esqueça, além disso, de sempre mensurar os resultados das ações tomadas, para verificar se elas estão sendo realmente efetivas.

Quais dificuldades podem ocorrer com desalinhamento de lideranças?

Para completar seu planejamento e fazer um bom desenvolvimento de líderes na empresa, todos os gestores devem estar de acordo e alinhados com os objetivos. As primeiras atitudes precisam partir deles, que devem dar o exemplo e seguir em sinergia com os demais líderes. Se os gestores não adotarem a ideia, ela não será valorizada, nem vista como importante.Uma liderança desalinhada traz uma série de dificuldades à empresa. Haverá falhas de comunicação, as equipes não terão objetivos interligados e, consequentemente, a produtividade e o rendimento da organização não serão otimizados. Fique atento a esse ponto para evitar prejuízos.

Como mensurar o processo de maturidade de lideranças na sua empresa?

Como mencionamos, mensurar os resultados de suas ações é fundamental. Analise-os em relação ao seus objetivos para verificar se há algo a ser mudado ou se tudo está de acordo com o esperado. Existem ferramentas específicas para mensurar o desenvolvimento de líderes, e você pode escolher a melhor para cada situação. Isso inclui medir o alinhamento com valores, objetivos e resultados, por exemplo. Não se esqueça de fazer levantamentos periódicos, para manter a liderança bem desenvolvida e de acordo com as necessidades da empresa. Apresentamos, aqui, algumas dicas para o desenvolvimento de líderes na empresa, sempre levando em conta que deve-se observar e adaptar as estratégias de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além de tudo o que apontamos neste artigo, lembre-se de que pode ser muito interessante contar com uma parceria em treinamentos corporativos oferecidos aos seus colaboradores, através de uma equipe especialista em melhoria de performance organizacional.

Fonte: aspectum

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