Mobile Sales: Gestão do tempo: Você sabe o que é prioridade na sua empresa?

Gestão do tempo: Você sabe o que é prioridade na sua empresa?

Um dos maiores problemas de produtividade que enfrento em consultoria para empresas de qualquer porte e estágio de desenvolvimento é a falta clara de estratégias de priorização. Em geral tudo é para ontem e prioritário. As empresas estão sofrendo do “mal da prioridade”. Sem essa clareza, muito se trabalha, muito estresse é gerado e no final pouca execução e resultado acontece de verdade.
 
Imagine a seguinte situação corriqueira: um membro da sua equipe está trabalhando quando surge uma demanda urgente para ser atendida. Dois clientes com urgências pedem uma solução ao mesmo tempo (entenda cliente como interno ou externo). O primeiro cliente é tranquilo, calmo e expressa sua urgência de forma mais educada. Já o segundo cliente é extremamente mal-humorado, indelicado, grosso e fica gritando.
 
Qual dos clientes você acha que seu colaborador vai atender primeiro?
 
O calmo ou o nervosinho? Se ele estiver em uma empresa sem estratégias de priorização, com certeza o cliente nervosinho será priorizado. Isso é porque as pessoas dentro de empresas sem prioridade, acabam por definir a ordem de execução através da gritaria e não de prioridades.
 
É papel do líder ajudar o time a definir o que deve ser feito primeiro e o que deve ser feito depois. Sem essa definição, tudo é priorizado de forma empírica, por gritaria ou de forma errada. E pode ter a certeza, de que a culpa não é do time.
 
Existem dois níveis de prioridades que precisam ser definidas: as corporativas e as departamentais
 
Há algum tempo extingui as prioridades de unidades de negócios, por não se tornarem práticas no dia-a-dia. As prioridades corporativas têm ligação direta com a estratégia, missão, visão e decisões do board para o período em exercício. Prioridades corporativas devem ser específicas, ter uma ordem de importância, e não devem ultrapassar três ou quatro prioridades.
 
As prioridades departamentais têm obviamente ligação com as prioridades corporativas, mas tem ligação com o dia-a-dia do departamento, de uma forma bem prática e objetiva.
 
A partir do momento em que as prioridades estiverem definidas, é preciso comunicá-las da forma adequada. Todos na empresa precisam saber exatamente o que deve ser feito quando duas coisas urgentes exigirem atenção imediata. Não pela gritaria, coleguismo, nível hierárquico de quem está pedindo, mas de acordo com o que é mais importante para a empresa, que ajuda os objetivos a serem alcançados e coloca o time focado no senso de importância e não nas urgências.
 
Sem produtividade, nenhuma empresa consegue permanecer competitiva no mercado por muito tempo. É preciso colocar esse tema na pauta de todo empreendedor, diretores e CEO. Que tal começar com o assunto de prioridades? Pense nisso!
 
 
Fonte: VendaMais

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