Mobile Sales: Como uma Pesquisa de Clima Organizacional pode contribuir com os resultados de uma empresa

Como uma Pesquisa de Clima Organizacional pode contribuir com os resultados de uma empresa

Segundo Idalberto Chiavenato, autor do livro “Gestão de Pessoas”, clima organizacional é constituído pelo meio interno de uma empresa, ou seja, um ambiente psicológico que cada organização cria. Toda empresa tem clima organizacional e ele inclui subordinados, supervisão e direção.
 
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta que acompanha o estado de comprometimento e satisfação dos funcionários na organização, proporcionado o crescimento e o desenvolvimento deles, a máxima produtividade e qualidade da empresa. Ela tem como objetivo avaliar, através da identificação de variáveis válidas à serem analisadas, a relação entre os funcionários e a empresa, para tentar oferecer cada vez mais condições adequadas de trabalho e, assim, poder atingir as metas da organização e alcançar os resultados esperados.
 
Para isso, há 5 fatores que mostram como uma Pesquisa de Clima Organizacional pode ajudar nesses objetivos:
 
1. Ambiente de trabalho
 
Os funcionários de uma empresa passam a maior parte do dia nela, exercendo suas funções . Muitas vezes essa tarefa, por si só, já é muito cansativa. Agora, imagina trabalhar numa empresa em que o ambiente de trabalho seja muito desagradável… Ao ir trabalhar, o funcionário sentiria como se estivesse indo para sua condenação, ou para a forca!
 
Para fazer com que isso não aconteça, os gestores devem priorizar e prezar por um ambiente satisfatório dentro da organização, evitando fofocas, formação de “panelinhas”, entre outras. Afinal, funcionários satisfeitos são funcionários mais produtivos.
 
2. Convivência entre os funcionários:
 
Os gestores devem estar sempre atentos em como os funcionários convivem entre si, se têm algum conflito a ser mediado, alguma insatisfação de um funcionário com outros, etc. Conflitos deixam o clima mais sobrecarregado e, através da Pesquisa de Clima Organizacional, identifica-se o problema para resolvê-lo, com o intuito de a convivência ser a melhor possível para que não atrapalhe a busca pelos objetivos da empresa, não gere estresse nos funcionários.
 
Através de observações da convivência percebe-se também se os funcionários estão sendo sobrecarregados em tarefas da empresa, podendo, assim, criar estratégias e ações para mudar esse fato.
 
3. Harmonia entre os objetivos dos funcionários os objetivos da organização:
 
Os funcionários trabalharão com mais afinco para atingir as metas de uma organização se acreditarem nelas e as vivenciarem. Por isso, é um passo importante saber se esse fato acontece.
 
Caso tenha colaboradores que não estejam harmonizados com os objetivos da a empresa, deve-se pensar em soluções para incentivá-los com o intuito de fazer disso um hábito, para que se tornem funcionários motivados a defenderem os ideais da organização, pois passaram a ser seus também.
 
4. Necessidades e expectativas dos funcionários:
 
Todo funcionário começa a trabalhar numa empresa com certas expectativas e necessidades. Caso elas não sejam atendidas com o tempo, eles passam a se tornar frustrados com a organização. Um vez frustrados, trabalharão com menos vontade e, assim, não contribuirão para o alcance dos objetivos da empresa.
 
Para evitar esse desastre, é preciso estar sempre atento às necessidades e expectativas dos funcionários, criando estratégias para que aos poucos elas sejam atendidas. Uma maneira de identificar esse ponto, é com a realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional.
 
5. Identificar e propor ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal:
 
Uma forma de motivar as pessoas em uma empresa é realizando capacitações frequentes . Sabendo qual é a capacitação mais necessitada no ambiente organizacional, identificada com uma Pesquisa de Clima Organizacional, por exemplo, ao oferecer e realizar um treinamento, os funcionários estarão mais aptos a cumprir outras tarefas com mais eficiência e eficácia, o que minimiza o tempo e aumenta a produtividade da empresa, que, por sua vez, alcança com maior facilidade seus objetivos e lucros. Assim, todos saem felizes e realizados.
 
 
Fonte: UFMG

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