Mobile Sales: Vender muito é pouco, entenda

Vender muito é pouco, entenda

Um certo vendedor bate metas frequentemente. Ele é um fenômeno de vendas, correto? Não necessariamente! Vender muito é pouco quando há muitas reclamações no pós-vendas e giro alto na cartela de clientes. Um pós-venda malfeito é prejudicial a médio e longo prazo, pois a reputação da empresa é prejudicada e os custos de aquisição de novos clientes mais o tempo gasto é muito maior do que vender para um cliente fiel. Claro que a prospecção é importante, porém só ela é insuficiente para o sucesso comercial de uma empresa.
 
O que sustenta um bom vendedor são três pilares: atitude, relacionamento e resultados. Apenas com o resultado, o ciclo comercial fica mais complicado. Imagine um vendedor que para manter o volume vendido precise conquistar um número muito alto de novos clientes por mês?
 
Enquanto isso, os clientes dos meses anteriores podem ter problemas com o produto ou serviço e estarem tentando falar com o vendedor. O profissional proativo evita até que o cliente reclame antes de acionar o SAC da empresa, com outras pessoas ou diretamente para ele, pois tem uma atitude proativa na qual pergunta se tudo está certo.
 
Ainda garante que o comprador tire o máximo proveito do que foi vendido ao dar dicas e esclarecer dúvidas. Também podem haver outras demandas que o vendedor pode suprir e por não dar atenção aos clientes anteriores pode perder vendas e oportunidade de fortalecer o relacionamento.
 
Esta falta de atenção ao relacionamento a longo prazo é muito prejudicial, dá brechas para os concorrentes e insatisfação. Em tempos de internet, se o problema for muito grave, o cliente pode divulgar nas redes sociais como forma de ser ouvido e causar um estrago grande para a marca, o que prejudica as vendas até com compradores novos.
 
Má reputação no mercado de vendas
 
O vendedor que só se preocupa com volume fica conhecido pela falta de empatia, por estar interessado apenas no que ele pode vender em vez de realmente contribuir com o crescimento do cliente. Com o tempo, este tipo de vendedor fica queimado no mercado e tem mais dificuldade de conseguir uma boa colocação. Ele consegue manter o alto volume de vendas por um tempos, depois que a notícia se espalhar e os clientes notarem, normalmente o faturamento cai.
É importante lembrar que vender muito é importante, porém para o sucesso a longo prazo e uma caminhada menos tumultuada no mundo dos negócios, é necessário prestar atenção aos pontos que citamos neste artigo. Boas vendas!
 
 
Fonte: EBVendas

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