Em uma bela tarde de primavera, há 15 anos, dois jovens universitários encerravam seu ciclo universitário. Eles eram extremamente parecidos. Ambos haviam se formado com notas acima da média, eram grandes comunicadores e, bem como a maioria dos estudantes, tinham sonhos grandiosos.
Recentemente, os dois se reencontraram na festa de 15 anos da graduação da sua turma depois de muitos anos sem contato. Continuavam muito parecidos. Eram bem casados, tinham dois filhos e durante o papo, logo descobriram que trabalhavam na mesma empresa multinacional de varejo.
Mas havia uma diferença.
Um deles era gerente de produto de uma pequena linha de negócio da empresa. O outro era o seu presidente para a América Latina. Como pode acontecer uma disparidade dessa proporção? Você já parou para pensar no que cria esse tipo de diferença na vida das pessoas, mas as que com um histórico parecido?
Nem sempre é a inteligência, talento ou dedicação. Também não é o fato de uma pessoa querer ter sucesso e a outra não. A diferença geralmente “esconde-se” em quatro pontos:
1 – Perceber a importância do seu departamento
Quais as chances que um Diretor Comercial tem de ser promovido a presidente? As possibilidades são maiores em empresas altamente dependentes do Comercial, como distribuidoras e varejo.
E um Diretor de Recursos Humanos? Em empresas altamente dependentes de pessoas, como as de serviços altamente especializados ou empresas que necessitam de uma forte ajuste/mudança cultural.
É claro que isso não é uma regra, mas o que estou querendo dizer é que se o seu departamento tem um papel secundário nos resultados da empresa talvez seja uma boa ideia mudar para uma empresa e/ou segmento em que você pode ser mais relevante.
2 – Desenvolver a inteligência interpessoal
Empresas são feitas de pessoas. O neuromarketing já nos provou que, mesmo que em um primeiro olhar não pareça dessa forma, pessoas geralmente tomam decisões emocionais e impulsivas. Portanto, se você quer desenvolver uma grande carreira, em alguns casos, mais importante do que os seus resultados, o que vale é como as pessoas veem você, se elas gostam ou não de você. Atenção, não estou dizendo que os resultados não importam, mas que não é somente isso que importa. Já presenciei inúmeros casos de profissionais que se sentem injustiçados por entregarem resultados extraordinários sem serem reconhecidos.
3 – Ser um especialista no que faz
A função executiva tem uma falsa simplicidade, que nos leva a pensar que as soluções são em preto e branco. Mas o segredo da alta performance é dominar as zonas cinzentas. Pare de subestimar a complexidade do que você faz e em cada cargo que ocupar estude para virar um especialista. Sem tempo ou dinheiro para cursos? Um dos melhores e mais baratos jeitos de aprender é ler. Monte sua própria biblioteca. Se serve de reforço, os melhores executivos que entrevistei em minha carreira tinham em comum o hábito de “devorar” livros gestão e negócios.
4 – Contratar e montar as melhores equipes
Se você está em um departamento com alta visibilidade, entende e consegue administrar o fator subjetivo envolvido em sua atuação na empresa e tem estudado para se aprofundar na função que desempenha, concentre-se em garantir os melhores profissionais possíveis para a sua equipe. Resultados extraordinários só vêm com pessoas extraordinárias. Se você não tem certeza se domina a arte de contratar os melhores, não corra riscos, recorra a um especialista para recrutar sua força de vendas de alta performance.
Seguindo esse roteiro, seu sucesso é garantido.
Fonte: Foursales