Mesmo sem perceber, você está constantemente negociando. Com o seu marido ou esposa, quando decide as compras do mês. Com o seu filho, quando decide sobre uma viagem para a Disney ou o valor da mesada.
No ambiente de trabalho você negocia o tempo todo, especialmente se sua atividade estiver ligada a compras, vendas, recursos humanos ou publicidade e comunicações. Você negocia quando contrata um novo funcionário. Até quando decide sobre uma vaga em um estacionamento, você está negociando.
O que faz a diferença nas pequenas ou grandes negociações é a sua atitude, você que pode agir cegamente ou se preparar, negociando de maneira metódica e planejada. A negociação é um processo social utilizado para resolver conflitos em situações em que não existem regras, tradições, fórmulas, “métodos racionais” ou o poder de uma autoridade. Ao optar pela negociação, as pessoas evitam uma batalha em que um dos lados leva a pior, à ruptura de um relacionamento ou a guerra total.
Separamos abaixo algumas características de um bom Negociador.
Postura, aparência e boa apresentação
Porém, com muita flexibilidade. O terno escuro e formal, por exemplo, cai bem numa reunião com executivos do setor financeiro, mas é um verdadeiro desastre numa visita de vendas numa granja!
Criatividade
Negociar com criatividade significa encontrar uma solução que agrade a todos os lados envolvidos. Seja espontâneo e abuse da sabedoria do seu produto.
Gostar de planejar
Muita gente prefere adotar o estilo “brasileiro” de confiar na espontaneidade. Mas em geral, quem não planeja numa negociação, se prejudica. Pense em todas as caminhos que a Negociação pode tomar e esteja preparado.
Ser orientado por metas
Faça sempre a seguinte pergunta antes de iniciar uma negociação: O que espero deste negócio? A resposta não pode ser algo genérico como: “Um bom negócio do qual eu saia satisfeito”. Suas metas devem ser quantificáveis, específicas. Portanto, a pergunta deve ser: – Quanto espero deste negócio? Ou: – Que elementos espero ter obtido ao final da negociação?
Possuir talento de ator ou atriz
O profissional de negociação deve deixar transparecer a emoção que lhe interessar, e não a que realmente estiver sentindo. Lembre-se que você recebe o mesmo que transmite!
Audácia
Deve vir acompanhada pela prudência. Muitas vezes é necessário pagar para ver. Teste novas táticas, ouse.
Bom humor
Estar de bem com a vida é fundamental. Não é fácil conseguir isso o tempo todo, porém, nada é fácil de conseguir o tempo todo. A motivação tem papel fundamental para o Bom Humor, busque motivar-se e ser grato pelo que tem.
Auto-estima
Se você é daquelas pessoas que não se valorizam, sucumbirá facilmente a qualquer “massagem no ego” ou pressão, manobras típicas de adversários experientes numa negociação, quando querem obter uma concessão ou que você ceda a seus argumentos. Confie em você e em seu potencial. Busque o desenvolvimento pessoal.
Saber atuar em condições de incerteza
Nada está preto no branco até que um contrato ou um pedido esteja assinado. E, mesmo depois de assinado, existem situações que podem se reverter. Portanto, tenha “jogo de cintura”. E pense Positivo sempre!
Caso você acredite que não tem um ou mais dos atributos de um negociador ideal, não se preocupe! Afinal, o tipo ideal existe apenas como meta a ser atingida. Pense num jogador de futebol que treina todos os dias, joga duas vezes por semana, leva uma vida submetida às regras do treinador e, no entanto, perde um pênalti numa partida importante como aconteceu com Baggio, em plena final de copa do mundo. E você que nunca treina? E às vezes nem percebe que está jogando e acaba recebendo um passe dentro da grande área?
É óbvio que, se tiver muitos dos traços apontados no perfil ideal do negociador, aprenderá a negociar com facilidade. Mas se não tem algumas de muitas dessas características, terá apenas de se esforçar um pouco mais.
Duas verdades sobre o perfil do negociador:
1- Pouco adianta ter a maioria ou todos os traços típicos do perfil de um bom negociador se você não estiver consciente disso e não se dedicar a um programa de treinamento.
2- Uma pessoa com poucas características do negociador ideal, mas que esteja consciente delas e se dedique ao treinamento com persistência, obterá resultados muito melhores que alguém que tem o perfil ideal, mas não tira proveito disso.
Fonte: Vendedor Imbatível