Você gosta de ler? Se você respondeu que sim, saiba que, em diversos aspectos, você já sai na frente daquelas pessoas que não possuem esse hábito. Pois a verdade é que, além de ser uma atividade de lazer prazerosa, a leitura também é uma ferramenta importantíssima tanto para seu desenvolvimento pessoal quanto profissional.
Isso mesmo! Você já parou para pensar no quanto a leitura aprimora habilidades, traz novos conhecimentos e abre sua mente para diferentes perspectivas? Hoje em dia, o avanço crescente da tecnologia e da acessibilidade fazem com que, mais do que nunca, a leitura seja uma maneira democrática de os profissionais se capacitarem nos mais variados sentidos.
Quer descobrir como você pode crescer sua carreira através da leitura? Então, continue com a gente e veja como os diferentes tipos de materiais disponíveis por aí podem trazer grandes mudanças em pouco tempo — a começar por este conteúdo! Vamos lá?
Por que a leitura é importante para a carreira?
Como adiantamos na introdução, a leitura é uma das maneiras mais democráticas e acessíveis de aprendizado, especialização e desenvolvimento. Afinal, é claro que existem diversos conteúdos escritos com valores mais elevados, mas sebos, bibliotecas, empréstimos, obras distribuídas gratuitamente e a própria internet aumentam o alcance desses materiais.
Sendo assim, qualquer pessoa que tenha vontade e interesse de investir na leitura — tanto como hobby quanto como ferramenta de estudo e profissionalização — pode fazer isso. Esse é um ponto muito importante quando falamos de crescimento de carreira, pois a leitura pode ser um meio de permitir que profissionais com diferentes condições possam competir de maneira mais igualitária de acordo com seus conhecimentos e habilidades.
Ler traz novos conhecimentos. Novidades e tendências relacionadas à sua área de atuação, informações sobre um país distante vistas pelos olhos de um nativo, um relato inigualável sobre um conflito entre nações, análises de eventos e personagens históricos, técnicas de negociação, cases de sucesso, mensagens motivacionais, detalhes sobre a vida e a carreira de personagens notáveis etc.
O volume de tudo aquilo que você pode aprender através da leitura é infinito. E, é claro, conhecimento demais não é e nunca será um problema!
Além disso, é imprescindível entender o quanto a leitura é importante para pontos que, direta ou indiretamente, influenciam muito os rumos que sua carreira pode tomar. Ler com frequência, especialmente quando você procura uma diversidade de materiais, aprimora seu domínio da língua portuguesa — e, é claro, até mesmo de outros idiomas —, sua capacidade de argumentação e a qualidade da sua própria escrita.
Não podemos ignorar, também, o desenvolvimento pessoal trazido pela leitura, e que pode fazer a diferença na sua vida profissional. Independentemente do tipo de conteúdo consumido, ler requer que você se coloque no lugar do outro. Isso traz ganhos consideráveis à sua capacidade de empatia e relacionamento interpessoal, qualidades cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho — assim como as capacidades de argumentação e persuasão, também melhoradas através da leitura.
Há, ainda, o aprimoramento do seu raciocínio e concentração. Afinal, talvez mais do que qualquer outra atividade, ler exige que seu cérebro esteja em total funcionamento o tempo inteiro — caso contrário, você não conseguirá absorver tudo o que seus olhos leem.
Portanto, o hábito da leitura promove em você a paciência para manter-se concentrado em suas atividades, de pensar analiticamente na solução de problemas e de reorganizar a informação disponível para chegar a uma conclusão lógica — pense, por exemplo, na satisfação sentida quando, através das pistas pinceladas na trama de um livro de mistério, você consegue descobrir quem é o assassino antes que a identidade dele seja revelada.
Como escolher o melhor formato de leitura?
A ampla oferta de tipos de conteúdo e formatos de leitura possibilita que você escolha seus preferidos para desenvolver-se pessoal e profissionalmente — além, é claro, de ampliar ainda mais o leque de conteúdos para você crescer sua carreira através da leitura. Fique de olho!
1. Microbook
Apesar da importância que você deve dar para a inclusão da leitura no seu dia a dia, o fato é que a correria e o volume gigantesco de materiais disponíveis impossibilitam que você possa ler tudo aquilo que deseja.
A solução? Versões resumidas de maneira a transmitir tudo o que o conteúdo original possui de mais importante e inovador, permitindo que você tenha acesso a esses novos conhecimentos em muito menos tempo. Essa é a proposta dos microbooks, um formato de conteúdo relativamente recente e que promete revolucionar o desenvolvimento profissional.
2. Ebook
Já se foram os tempos em que você precisava andar para lá e para cá carregando uma pilha enorme e pesada de livros. Atualmente, os ebooks são uma maneira extremamente popular de leitura, sendo que a possibilidade de carregar milhares de livros na palma da mão é apenas uma de suas muitas vantagens.
Os ebooks também aumentam a amplitude dos materiais a que você tem acesso. Afinal, através do seu e-reader, você poderá adquirir livros de qualquer lugar, sem a necessidade de encomendá-los e enfrentar um longo tempo de espera até ele chegar — isso se ele estiver disponível para entrega no Brasil, é claro.
Além disso, cada vez mais, os ebooks se estabelecem como uma boa opção em relação aos livros impressos pelo fato de serem disponibilizados por preços mais acessíveis, ou até mesmo de graça. Isso acontece porque é muito mais barato distribuir um arquivo digital do que um livro físico — o que representa mais uma forma de ampliar a acessibilidade da leitura e de suas vantagens.
3. Livro
O bom e velho livro impresso em papel é, há séculos, um companheiro fiel daqueles que querem ampliar seus horizontes emocionais e intelectuais, além de se manterem atualizados ao que está acontecendo no mundo e em seu setor de atuação.
Portanto, apesar do vai e vem de novas tecnologias relacionadas à leitura, jamais menospreze o poder do livro! É nesse formato que você vai encontrar obras respeitadíssimas a preços variados, escritas por autores dos mais diversos perfis e capazes de fazer uma diferença gigantesca na sua vida e na sua carreira.
Carregar o peso de um livro físico na sua mochila ou bolsa pode incomodar, mas você logo vai se acostumar com esse companheiro cotidiano. Sem depender de bateria, internet ou eletricidade para funcionar, o livro talvez seja o formato mais propício à entrega total, sem distrações — e, portanto, a um aproveitamento otimizado de tudo o que o conteúdo tem a dizer.
4. Jornais e revistas
Quando o assunto é ficar por dentro de tudo o que está acontecendo por aí, tanto no mundo quanto especificamente na sua área de atuação, os jornais e revistas são excelentes maneiras de fazer isso de forma crítica e aprofundada.
Com a popularização e a velocidade incomparável das notícias na internet, os veículos impressos de qualidade passaram a focar em conteúdo mais diferenciado e completo, oferecendo espaço para escritores e jornalistas escreverem reportagens, colunas opinativas, entrevistas e perfis que se mantenham relevantes por mais tempo.
Além disso, os melhores jornais e revistas especializadas em diferentes segmentos (economia, ciência, tecnologia, moda, cinema etc.) continuam sendo publicações relevantes e obrigatórias para os profissionais de cada uma dessas áreas. Nelas, você encontrará textos sobre, para e escritos por profissionais qualificados, capazes de analisar a fundo os assuntos levantados.
5. Blog post
Os blogs já provaram que vieram para ficar e, no mundo corporativo, cada vez mais empresas reconhecem a necessidade e a importância de publicarem conteúdo relevante e especializado para seus clientes nesse espaço.
Com a popularidade dos blogs, hoje, você pode encontrar endereços extremamente segmentados, seja quais forem seus interesses pessoais e profissionais. Sendo assim, os blog posts se estabeleceram como leituras muito interessantes para quem quer conteúdo novo, moderno e produzido por quem entende do assunto e vive essa realidade — além de escritos de maneira leve, dinâmica e ideal para quem quer (diferentes níveis de) profundidade em pouco tempo.
Os maiores profissionais e marcas da sua área certamente mantêm um blog! Você já os acompanha?
6. Infográficos
Seja em revistas, na internet ou em outros espaços, os infográficos oferecem uma leitura diferenciada, mas não por isso menos interessante! Unindo palavra e imagem, esse tipo de conteúdo apresenta o que tem a dizer de maneira bastante didática, dinâmica e lógica, permitindo que você absorva o conhecimento de uma forma profunda e otimizada.
Com isso, o infográfico estimula os dois lados do cérebro ao mesmo tempo (o direito, responsável por compreender figuras, e o esquerdo, que aqui se dedica à escrita) para oferecer ao leitor uma melhor compreensão do que se ele estivesse absorvendo cada parte do conteúdo isoladamente.
7. Whitepapers
Os whitepapers são conteúdos focados em um único tópico específico, que será então dissecado ao longo de algumas páginas — normalmente, entre 5 e 12. Esse aprofundamento é feito através de um texto longo e linear, sem abrir espaço para outros temas, mesmo que sejam relacionados.
As informações são passadas ao leitor através de dados e pesquisas respeitados, mas utilizando o mínimo possível de gráficos. A linguagem é semelhante à acadêmica (que veremos logo adiante!).
De caráter autoritário e formal, o whitepaper tem o objetivo de mergulhar fundo em um problema e, assim, apresentar também suas causas, conceitos e, mais do que tudo, uma solução para isso.
Excelente em estratégias avançadas, esse tipo de conteúdo encontra sua força na reputação da empresa/redator enquanto especialista de respeito no assunto debatido e, portanto, oferece conhecimentos inigualáveis e uma fonte rica de aprendizado e desenvolvimento profissional.
8. Acadêmicos
Monografias, teses, artigos científicos etc. representam conhecimento aprofundado, relevante e, muitas vezes, inédito sobre determinado assunto.
Escritos por estudantes, profissionais e pesquisadores da área, textos acadêmicos são uma excelente maneira de você se manter atualizado quanto às novidades, tendências e inovações do setor, além de oferecerem também uma oportunidade de você conhecer mais autores e obras importantes (através das referências e citações, por exemplo).
Com seu tom mais formal, respeito às devidas regras de formatação e nível de aprofundamento, textos acadêmicos são uma fonte riquíssima para quem quer desenvolver o domínio do idioma, aprender a se comunicar com autoridade e relevância e analisar técnicas de persuasão. Além disso, a quantidade de jargões e de vocabulário específico da área vai aprimorar seu vocabulário.
Como não perder tempo com leituras desnecessárias?
Para não perder tempo com leituras desnecessárias, pode ser preciso… perder tempo com leituras desnecessárias. Vamos explicar: a leitura é uma atividade que cresce muito a partir do seu hábito e familiaridade com ela.
Ou seja, quanto mais ela fizer parte da sua rotina e quanto mais conteúdo escrito você consumir, melhor você será capaz de “separar o joio do trigo” e conseguir identificar rapidamente o que vale a pena do que não tem muito a acrescentar para você.
Nesse sentido, é interessante focar em materiais de seu interesse, tanto profissional quanto pessoal. Nenhum conhecimento é totalmente inútil, mas certamente é melhor dedicar seu tempo àquilo que você efetivamente utilizará no dia a dia, não é mesmo? (Mais sobre isso no próximo tópico!).
Não perder tempo também significa aproveitar ao máximo as leituras que você faz. Então, procure dedicar todo o período que você tiver disponível à leitura, como o trajeto de transporte público, a espera no dentista ou até mesmo a fila do banco! Além de otimizar seu tempo, essa atitude é ótima para tornar a leitura um hábito intrínseco em sua rotina.
Entretanto, não se esgote! Lutar contra o sono para continuar lendo pode ser tentador mas, no dia seguinte, você abrirá o livro e perceberá que não absorveu nada do que havia lido na noite anterior. Lembre-se: a leitura exige sua atenção total, então, não ofereça nada menos do que isso a ela!
Para encontrar as melhores obras e conteúdos, acompanhe as dicas dos profissionais que você mais respeita e admira em sua área, assim como as recomendações de seus colegas e/ou líderes. Apesar de ser feita individualmente, a leitura é um hábito altamente sociável no sentido de troca de conhecimentos — valorize isso e também ofereça dicas para quem se mostrar interessado.
Como colocar em prática o que você aprende lendo?
Antes de mais nada, é fundamental não ter medo. Cruzar o limite entre teoria e prática pode ser intimidador. Portanto, confie na sua capacidade e coloque a mão na massa!
Fazer anotações e resumos do que você lê é uma ótima técnica para absorver melhor o conteúdo. Aproveite-os: que tal colocar em prática, a cada dia, um conhecimento diferente adquirido nos livros? Você pode fazer cards que organizem as diferentes “missões” que você deve cumprir.
Procure escrever mais, tanto sobre os assuntos lidos quanto outros. Assim, você estimulará seu cérebro a aprimorar ainda mais suas capacidades de interpretação, raciocínio, lógica e vocabulário adquiridas por você ao longo de suas leituras.
Outro ponto fundamental, como já mencionamos, é o compartilhamento do que você aprende e desenvolve nos livros. Dessa maneira, toda a equipe troca conhecimentos (e até mesmo referências!), tornando o processo de crescer na carreira mais dinâmico e envolvente.
Fonte: Saia do Lugar