Líderes são louvados por saberem tomar decisões rapidamente. Mas não se pode deixar que o pensamento rápido se transforme em ações precipitadas. Uma maneira de evitar que isto aconteça é criar um pequeno intervalo entre um evento e sua resposta. Adiar sua resposta por um segundo que seja — apesar de não parecer muito — pode evitar a tomada de uma decisão irracional e impulsiva.
Mas você não será capaz de encontrar espaço para esta pausa de um segundo se sua mente estiver constantemente sob pressão. Então permita-se fazer uma pausa. Desligue as notificações do seu celular. Cheque seus e-mails somente uma vez a cada hora (ou o suficiente para fazer seu trabalho). E pare de fazer tantas coisas ao mesmo tempo, o que mantém sua mente ocupada e reativa.
Tente focar em uma única tarefa e perceba quando sua mente começa a se desviar para outro assunto — um sinal de que seu cérebro quer ligar o multitasking. Quando isso acontecer, desligue mentalmente os pensamentos sobre tarefas supérfluas e foque no que está em suas mãos.
Fonte: Harvard Business Review