Você já deve ter visto isso acontecer: as pessoas querem o título de líder, o reconhecimento, o cargo…, mas poucos entendem realmente toda a carga e o peso das responsabilidades que vem junto com isso.
Ser líder é fantástico – se você entende que sua missão é fazer o time brilhar (e não fazer o time fazer você brilhar – note bem a diferença).
Jim Collins tem uma analogia que eu gosto muito, que ele chama do teste da Janela e do Espelho: quando líderes de alta performance têm sucesso, olham pela JANELA e apontam para seu time. Quando têm resultados ruins, olham no ESPELHO e apontam para si mesmos.
Líderes fracos fazem o contrário: resultados ruins? Olham para a janela e apontam para a equipe. Resultados bons? Olham no espelho e se autoparabenizam.
Liderança não é um cargo e sim uma jornada. É uma busca constante de tentar encontrar equilíbrio entre as demandas de gerenciar personalidades distintas, prazos apertados, situações desafiadoras e foco constante em bater a meta do departamento comercial.
O verdadeiro segredo para inspirar e unir sua equipe está, muitas vezes, simplesmente na forma como você se comunica com o time.
Comunicação vem do latim comunicare e significa “compartilhar algo com alguém” ou “tornar comum”.
Ou seja: é mais do que simplesmente transmitir informações. Na liderança de vendas isso é ainda mais importante, pois precisamos encontrar as palavras certas para ir além da informação, criando um ambiente positivo e propício à produtividade. As frases que você usa podem ter um impacto profundo na motivação, no engajamento e no desempenho de sua equipe (tanto para o bem quanto para o mal!).
Neste artigo, quero compartilhar com você 10 frases poderosas que vejo líderes estratégicos e motivadores usarem com seus times. Veja quantas delas você já usa, quais pode adaptar e incorporar no seu vocabulário e usar nas reuniões (e quais outras incluiria na sua lista pessoal!).
- “Qual é a sua opinião?” Demonstrar interesse e respeito genuíno pelas contribuições da equipe incentiva o engajamento, a colaboração e soluções inovadoras. Essa frase ajuda a criar um ambiente onde todos se sintam seguros para compartilhar suas ideias e perspectivas.
- “Vamos enfrentar este desafio juntos” O time precisa olhar para o lado e sentir que o/a líder está ali, ao seu lado também. Napoleão usava capa vermelha nas batalhas, copiando Julio Cesar, porque queria que todos os soldados o vissem ali com eles. Líder que some na hora do desafio pode ter até o cargo, mas não é líder de verdade.
- “Confio em você” Validar o julgamento dos seus colaboradores impulsiona a autoconfiança, autonomia e desenvolvimento de futuros líderes. Dê espaço para que sua equipe tome decisões e aprenda com suas próprias decisões. Pense nisso: qual foi a última vez que alguém olhou nos seus olhos e falou “CONFIO EM VOCÊ”? E você, que é líder, quando fez isso com alguém do seu time? (São momentos assim que a gente NUNCA MAIS ESQUECE!).
- “Aprecio e agradeço seu empenho e dedicação” Uma das coisas mais tristes na vida é se esforçar muito e ser reconhecido/a pouco. Acho que poucas coisas incomodam tanto as pessoas quanto isso. Pequenos reconhecimentos pelo trabalho duro elevam muito a motivação e satisfação profissional.
É algo que sempre reforço nas mentorias: o/a líder precisa prestar muita atenção na energia que emite. Se o canal é só de cobrança, um canal pesado, negativo… isso começa a contaminar o time todo. Agradecer e apreciar o esforço, mesmo que ainda não esteja dando o resultado esperado, ajuda a manter o foco, a disciplina e a resiliência para continuar no caminho certo.
- “O que está funcionando? O que está dando certo?” Chamo isso de Agenda Positiva. Depois de 30 anos acompanhando reuniões de vendas, é uma das coisas que mais presto atenção. A agenda desse líder é positiva ou negativa?
Agenda positiva: foco no que está funcionando, no que podemos fazer mais, no que podemos melhorar, no que podemos começar a fazer ou testar. A cobrança é em cima de energia e foco nas atividades mais produtivas, em busca de eficiência, em reforçar o que está correto e funcionando.
Agenda negativa: foco no que não está funcionando, no erro, no que está errado. A cobrança é em cima do gap entre onde estamos e onde gostaríamos de estar e não no que podemos/devemos fazer para chegar lá.
A diferença entre os dois estilos de gestão é brutal.
- “Acredito em você e no seu potencial” A lenda de Pigmalião é exemplar aqui. Expectativas da liderança acabam moldando os resultados do time. Professores que acham que a turma é burra tem, como resultado, notas ruins e um ciclo vicioso que se autorreforça. Sargentos no exército que recebem cadetes “excepcionais” (sem saber que na verdade são normais) têm resultados excepcionais. Existem vários estudos ligados a isso que demonstram que a expectativa do líder define a realidade e os resultados do time.
Se você como líder começa a duvidar do seu próprio time… é hora de repensar seu papel de líder, porque mesmo pequenos comentários e atitudes criam um ambiente que influencia demais a equipe.
- “O que podemos aprender com isso?” Erros acontecem, só não erra quem não faz nada. Alta performance, por definição, exige proatividade e proatividade leva naturalmente a novos erros acontecendo, pois estamos sempre testando coisas novas. É uma das grandes diferenças do mindset fixo e do mindset de crescimento, na minha opinião.
Encarar erros como oportunidades de aprendizado promove uma mentalidade de crescimento constante. Incentive a equipe a aprender com os erros e buscar soluções para que não aconteça novamente. E, se formos errar, que sejam erros novos!
- “Sucesso é plural, não singular” Vou ser sincero: nunca ouvi esta frase dita exatamente assim, mas a lógica está sempre presente. Jogamos para o TIME. Sucesso é o sucesso do TIME. Ganhamos quando o TIME ganha.
Lembro que anos atrás fizemos uma matéria na VM sobre o Romário e sua postura no time. Romário fazia um gol, o time perdia de 3×1 e ele saía dando entrevista dizendo que tinha feito sua parte. Uma vez inclusive soltou a pérola: “o time sou eu e 10 garçons”. Essa postura não existe num time de alta performance.
Ninguém é maior do que o time e um bom líder defende, acredita e trabalha para isso.
- “Como posso ajudar?” O líder que se predispõe a colaborar, ao invés de apenas cobrar, cultiva e estimula cooperação e respeito. Ofereça apoio e orientação à sua equipe, sempre buscando o melhor resultado para o grupo. E seja proativo/a em relação a isso. Às vezes vejo líderes que dizem “Eu deixo a porta aberta e quem precisar e quiser que venha me procurar, estou sempre disponível.”
Isso não é suficiente. Muita gente tem medo ou dificuldade de levantar a mão e pedir ajuda, por um milhão de motivos diferentes.
Lembre-se: bons líderes são proativos com as melhores práticas, não reativos.
- “Vamos comemorar” Comemorar fecha um loop importante e precisamos fechar loops na nossa vida ou vamos empilhando e acumulando loops abertos.
Celebrar com o time fortalece os laços de amizade, reforça a cultura positiva e renova o ânimo para novos desafios. Crie momentos para celebrar as conquistas da equipe, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada membro e crie marcas de sucesso nas paredes ou no teto!
Para terminar, 3 sugestões e comentários rápidos:
- Seja autêntico e natural: poucas coisas são tão constrangedoras (broxante talvez seja o melhor termo) quanto um elogio chocho.
- Consistência: O livro Positividade fala sobre três elogios para uma cobrança. Normalmente isso está completamente invertido. Seja consistente e lembre da regra 3/1.
- Feedback invertido: Peça feedback. Ouça, pense, reflita e melhore. Seu time pode te ajudar muito a ser um líder melhor (se você estiver aberto/a a isso).
Fonte: vendamais