O que é motivação
Você provavelmente já ouviu sobre a motivação em algum momento em sua vida. Discute-se sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho, escola, vida, etc.
Mas, você sabe o significado? Segundo o dicionário Online de Português, a palavra motivação é um substantivo feminino e refere-se ao “ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo”.
Teóricos no campo da psicologia têm investigado sobre a motivação no contexto laboral. Uma das principais teorias no estudo da motivação refere-se à Teoria dos dois Fatores de Herzberg.
O pesquisador descreve que existem fatores intrínsecos e extrínsecos que motivam o indivíduo. O primeiro, diz respeito às políticas da empresa, condições de trabalho, remuneração, etc. Esse fator também é denominado de higiênico e atua somente para evitar a insatisfação no trabalho, no entanto, não promove a motivação nos funcionários.
Por sua vez, os fatores intrínsecos estão relacionados com o reconhecimento, realização e responsabilidade. Caso a empresa trabalhe no nível intrínseco, há real possibilidade de criar um clima organizacional saudável e com maior nível de produtividade.
Cada indivíduo é único, com personalidade própria e motivações diversas. Nesse sentido, o desafio é criar um ambiente organizacional capaz de gerar motivações internas a partir de um trabalho que seja significativo aos indivíduos.
4 dicas importantes para motivas a equipe de trabalho
A seguir, descrevei quatro dicas importantes para motivar a equipe de trabalho.
1 – Seja claro e assertivo
É imprescindível que se tenha um ambiente onde os supervisores e pares tenham espaço de abertura e discussão acerca do trabalho, o que inclui também o feedback sobre os agentes que têm prejudicado a qualidade do trabalho.
Compete ao líder ser um modelo de comunicação assertiva. Vale lembrar que ser assertivo não é dizer “sim” o tempo todo, mas saber falar “não” com postura adequada.
2 – Crie metas possíveis
Seja um líder que saiba compreender o processo de trabalho e crie metas a curto, médio e longo prazos que sejam possíveis de serem alcançadas. Nenhuma equipe estará motivada diante de um desafio que não seja capaz de realizar ou de uma meta muito simples a ponto de ser alcançado facilmente.
3 – Autonomia dos funcionários
Escute a equipe e suas demandas! Isso mesmo! É preciso ofertar espaço de escuta do funcionário para entender as motivações de cada um e da equipe como um todo. Não vale perguntar sobre as motivações somente na entrevista de seleção, pois o ser humano é dinâmico assim como suas ambições.
4 – Invista na saúde integral
É preciso enxergar que a equipe é formada por indivíduos. Para tanto, compete ao líder cuidar da saúde física, psicológica e social dos indivíduos da equipe. Com saúde, a equipe prospera e alcança resultados positivos.
Fonte: psicologiaviva