Como abordar um cliente pelo WhatsApp: impulsione as vendas B2B

Como abordar um cliente pelo WhatsApp: impulsione as vendas B2B

Mandar mensagens pelo WhatsApp é algo comum no dia a dia do brasileiro. É grupo da família, dos amigos, do trabalho…O aplicativo está presente em todas as partes do nosso dia e nas mais diferentes situações. A versatilidade permite inclusive que vendas possam ser realizadas por ele.

Cada vez mais empresas têm utilizado o recurso para conversar com os consumidores e em meio a tantas mensagens é preciso se diferenciar para conseguir a atenção da pessoa. Neste artigo, vamos justamente mostrar como abordar um cliente pelo WhatsApp e de que maneira usar a ferramenta de forma eficiente na hora de vender seu produto ou serviço.

WhatsApp e vendas: entenda mais essa relação

De acordo com a Statista, em 2022, o Brasil era considerado o maior mercado do WhatsApp fora da Ásia. Estima-se que o aplicativo de mensagens instantâneas tenha cerca de 147,37 milhões de usuários no país, representando mais de 54% da base de usuários em toda América do Sul.

O aplicativo é de longe a plataforma de mídia social mais usada no Brasil e está praticamente presente em quase todos os smartphones do país. Mais de 96% da população brasileira usa ativamente o WhatsApp.

No entanto, o uso do WhatsApp significa muito mais do que apenas mensagens no Brasil. Tanto as pequenas quanto as grandes corporações têm visto o canal como uma excelente ferramenta para se conectar com os clientes. O aplicativo gera uma maior proximidade com o consumidor e muitas vezes é a chave para uma venda mais personalizada.

E por que? Por meio do WhatsApp é possível enviar áudios, vídeos e materiais personalizados que ajudem os leads, além de ser possível usar uma linguagem mais amigável e que gere maior conexão. Sem contar que a equipe de vendas tem a oportunidade de conversar com múltiplos contatos diariamente, ou seja, não precisa deslocar horas ou fazer ligações intermináveis.

Outro aspecto de extrema importância nos dias atuais é a possibilidade de medir os resultados obtidos por meio do WhatsApp. A partir do momento que o aplicativo é integrado com sistemas de atendimento ao cliente, dados relevantes podem ser obtidos como:

  • número de atendimentos diários;
  • tempo médio de resposta;
  • duração do ciclo de vendas;
  • número de negócios fechados.

4 maneiras de como abordar um cliente pelo WhatsApp

Reunimos neste tópico as principais dicas para quem deseja aprender como abordar um cliente pelo WhatsApp, especialmente quando se trata de vendas complexas.

  1. Primeiro contato

O WhatsApp é um contato bastante pessoal, como já dissemos, é comum que os usuários se assustem ao receber mensagens de números desconhecidos. Inclusive, isso pode levá-los a fazer o bloqueio do contato por receio de golpes e SPAM.

Para evitar que o problema aconteça, deixe claro o objetivo e como chegou àquele contato. Por exemplo:

“Olá, [nome do cliente], tudo bem?

Meu nome é [nome do vendedor], falo da [nome da empresa] e consegui seu contato por meio do cadastro que você fez conosco devido ao material.

Estou abrindo este canal de comunicação entre nós para que possamos atendê-lo com mais agilidade, além de tirar as suas dúvidas a respeito do assunto [falar do material novamente].

Estamos sempre buscando novas formas de melhorar a sua experiência conosco!

Caso não queira mais receber nossas mensagens, basta me informar, que eu retiro o seu contato da nossa lista, combinado?”

  1. Prospecção

Se você está fazendo prospecção, é importante redobrar a atenção com a mensagem no WhastApp. Afinal, as pessoas ainda não demonstraram interesse na oferta e podem não conhecer a empresa. Por isso, contextualize quem você é e qual o seu objetivo. Por exemplo:

Olá, tudo bem?

Eu sou o [SEU NOME] e trabalho na [EMPRESA].

Eu ajudo pessoas e empresas a terem melhores resultados por meio de [SUA SOLUÇÃO]. Acredito que possa ajudá-lo na [EMPRESA DO LEAD]

Teria um tempinho para conversarmos e assim poder te explicar melhor o que podemos oferecer para o seu negócio? Pode ser por aqui ou então pelo meu e-mail [SEU E-MAIL].

Abraço.

  1. Follow-up

Se você quer saber como abordar um cliente pelo WhatsApp, uma prática importante é se lembrar do follow-up, ainda mais em vendas que demandam uma avaliação até que a compra seja de fato efetuada, comum no mercado B2B.

Existem diversas formas de fazer esse acompanhamento do cliente, mas vamos falar aqui de uma situação específica. Suponhamos que você tenha feito uma reunião para entender melhor sobre as dores que o lead tem e apresentar mais sobre a solução. Uma boa iniciativa aqui é fazer um contato ficando à disposição para responder dúvidas.

Foi ótimo conversar com você [NOME]! Fique à vontade para me ligar ou mesmo me mandar qualquer outra dúvida, ok? Sigo à disposição!

Ou ainda, reforçar o envio de um e-mail com mais informações da reunião:

Olá [NOME]. Acabei de te enviar um e-mail com [ASSUNTO OU ARQUIVO]. Se tiver qualquer dúvida é só me procurar!

  1. Pós-venda

Outro momento em que saber como abordar um cliente pelo WhatsApp vai te ajudar é no pós-venda. Vender uma solução e deixar o cliente sem suporte é o primeiro passo para não fidelizá-lo, não é isso que queremos, certo? Então, use o aplicativo de mensagens ao seu favor na hora de fazer o pós-venda.

Olá [NOME]! Como está o [USO DA SOLUÇÃO VENDIDA]? Você precisa de alguma ajuda? Saiba que pode contar comigo e com a minha equipe, estamos à disposição para tirar dúvidas e dar suporte no uso da ferramenta.

Saber como abordar um cliente pelo WhatsApp faz toda a diferença para manter um contato mais próximo com ele.

No caso de vendas B2B, use a ferramenta para tirar dúvidas que possam ter surgido no processo de negociação, mas também para fazer o follow-up após a compra. A ação ajuda a gerar mais valor para o cliente e ele sabe que terá um canal aberto para entrar em contato com a equipe.

Fonte: meetime

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