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Como envolver os colaboradores na geração de ideias?

Um dos maiores desafios para os empreendedores é encontrar as estratégias e os melhores métodos para envolver os colaboradores na geração de ideias que acarretem melhorias ou ações inovadoras para a empresa. Isso porque muitos colaboradores não estão habituados a essa sistemática dentro do ambiente organizacional, caracterizando uma forte barreira para a percepção dos problemas existentes e a sugestão de melhorias, bem como para a busca por ideias inovadoras, que possibilitem gerar um impacto financeiro significativo para a empresa.
 
Mas como encontrar o melhor método?
 
Na realidade não há um único método, nem tampouco uma única forma de aplicação nas empresas, uma vez que cada organização tem seu modo de trabalhar, de lidar com os clientes e com os colaboradores, bem como os empresários e colaboradores têm perfis e culturas diferentes. Assim, diante dessa diversidade, os métodos necessitam ser avaliados e pensados de acordo com a estrutura organizacional, com as características daquela determinada empresa.
 
Como convencer os colaboradores a aderirem e obter resultados com a implementação de um método formal para a coleta de ideias?
 
Antes de determinar o melhor método a ser implementado, a empresa precisa avaliar e conhecer o perfil dos seus colaboradores. Empresas que possuem muitos colaboradores devem ser setorizadas, divididas em grupos para facilitar na discussão e coleta das ideias, tornando o processo mais organizado. Aquelas organizações que contam com um quadro de pessoas mais reduzido podem organizar um único grupo, tratando sobre os diferentes aspectos da empresa.
 
Após uma análise e compreensão do perfil dos colaboradores, a empresa pode dar seguimento nas estratégias para a definição e descrição do método, considerando a forma como será executado, regras e prazos para o seu cumprimento. Este momento deve ser pensado e repensado diversas vezes, pois será crucial para o bom desempenho do método formal na empresa e para que os colaboradores se comprometam com a obtenção de bons resultados. Assim, a empresa pode optar em constituir um programa de gestão de ideias, formando grupos de acordo com os setores; desenvolver um quadro de gestão de ideias para o registro dos problemas e sugestões de melhoria e/ou ideias inovadoras, ou até mesmo fixar dias para a realização de reuniões que tenham o intuito de trabalhar a geração de ideias.
 
Independente do método escolhido, o primeiro passo é encará-lo com seriedade, estipulando regras, formalizando todas as características a ele inerentes, definindo e descrevendo o seu funcionamento e as ferramentas que serão utilizadas para o efetivo andamento e contribuição na mensuração dos resultados obtidos. Quando o empresário tem em mente a obrigatoriedade e a responsabilidade em implementar um método formal para a gestão de ideias dentro da sua empresa, torna-se mais fácil envolver os seus colaboradores e demonstrar a eles a importância e os benefícios que isso pode acarretar dentro do ambiente organizacional em que atuam.
 
Outro aspecto primordial, diz respeito a apresentação do método formal de gestão de ideias para os colaboradores. Para que todos os integrantes do quadro da empresa compreendam a seriedade e importância, é imprescindível que o empresário reserve um dia para a apresentação, explicação e exposição da importância dos colaboradores nos processos de ideação e inovação na empresa, enfatizando os benefícios gerados com a participação e comprometimento de todos na percepção e diagnóstico dos problemas existentes, bem como nas sugestões para dirimir e melhorar esses problemas e na adoção de ações inovadoras.
 
Ademais, para que os colaboradores sintam-se motivados durante todo esse processo, é importante que a empresa, além de demonstrar os benefícios que serão gerados para todos, realize feedback periódico sobre as ideias registradas, estimule os colaboradores reconhecendo as sugestões dadas, mediante agradecimentos e menções em reuniões, ou ainda defina premiações a serem concedidas de acordo com as ideias inovadoras que tenham o objetivo de gerar impacto financeiro significativo para a empresa.
 
Escolha e execução do método por uma empresa participante do projeto ALI
 
Uma das Empresas participantes do Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação), situada no município de Gravatal/SC, durante a implementação de suas ações, adotou como método formal para a coleta de ideias dos colaboradores um Programa de Gestão de Ideias. A esse Programa deu o nome “Faço Parte”, que foi escolhido inclusive com a participação dos colaboradores. Para a definição do método e suas diretrizes, a empresa iniciou avaliando o perfil dos seus colaboradores por meio de uma pesquisa de clima organizacional, definindo posteriormente as regras, prazos e ferramentas a serem utilizadas durante todo o processo. A análise e reflexão foi importante para que a empresa definisse também premiações a serem concedidas pelas melhores ideias, bem como concluísse pela formação de pequenos grupos de acordo com os setores existentes.
 
Além disso, para a apresentação do Programa, a empresa selecionou um dia e reuniu todos os colaboradores, iniciando um processo de inclusão e adaptação a um novo método, por meio da realização de dinâmicas e enfatizando a importância da participação de todos nos processos de ideação, melhorias contínuas e inovação. Este momento é único e de extrema importância para que os colaboradores compreendam a seriedade, os benefícios e os resultados que poderão ser alcançados com o comprometimento de todos.
 
Desse modo, mediante análise e reflexão para encontrar o melhor método de acordo com as características da empresa, dos colaboradores e de toda a estrutura organizacional, os funcionários terão uma clara visão da importância do seu papel na empresa e na busca por melhorias contínuas e, certamente, com o envolvimento de todos nos processos de inovação a empresa alcançará bons resultados.
 
 
Fonte: Clube SEBRAE

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