Pequenos hábitos podem fazer grande diferença na vida de bons vendedores. E alguns deles não tomam mais do que cinco minutos do seu dia.
E é sobre um desses hábitos que quero falar hoje.
Muito simples, mas extremamente eficiente, o costume de anotar informações após reuniões e confirmações de negócios com clientes pode trazer excelentes resultados.
Estas são algumas das perguntas que podem ser feitas a você mesmo após um fechamento de venda:
– Quanto você vendeu?
– O que o cliente comprou (quais produtos/serviços)?
– O que você quer vender na próxima visita?
– Quanto pretende vender?
– O que precisa ser feito para alcançar o resultado desejado?
As respostas a essas questões são aparentemente bobas e simplistas. Podem ser anotadas na agenda de papel, no celular ou em qualquer programa de CRM. Mas o simples fato de fazê-las carrega um sentido muito mais amplo, pois indica organização, planejamento e ambição do vendedor.
Com essas informações em mãos, antes de sair para o próximo encontro com o cliente, leia suas anotações e você estará pronto para buscar melhores resultados de venda e ser mais eficiente no seu atendimento.
Essa disciplina – as anotações precisam se tornar um hábito – faz com que você consiga perceber melhor as necessidades dos clientes e isso, com o passar do tempo, evolui o relacionamento.
Ao estabelecer esse padrão, você cria um ciclo positivo na relação com o cliente, baseado no acúmulo de informações e na tomada de decisões mais assertivas. Com isso, é possível ser mais efetivo – ou seja, oferecer melhores soluções aos clientes e, ao mesmo tempo, aumentar seus ganhos.
Minha definição para conseguir esses resultados é quase tão simples quanto as perguntas que falamos no início do artigo: são “cinco minutos mágicos”. Aposte neles e, com disciplina para tornar esse hábito parte do seu dia a dia, você com certeza terá melhores resultados.
Fonte: Marcelo Caetano