Embora vender seja a principal função dos representantes, antes disso são necessárias algumas ações. Conheça agora 3 dicas de representante comercial iniciante e destaque-se no mundo das vendas!
O mercado das vendas é um ambiente muito recompensador, onde o seu desempenho é o principal fator capaz de determinar qual será a proporção das suas recompensas. Pensando nisso, preparamos 3 dicas de representante comercial iniciante para que você possa tirar o máximo de proveito do seu potencial.
Contudo, justamente por esse ser um mercado onde “o céu é o limite”, existe uma alta concorrência que compete pelos mesmos resultados que você almeja conquistar todos os dias!
Além de clientes cada vez mais exigentes e produtos que vão se modificando e se atualizando ao longo do tempo.
Então, como forma de te auxiliar a superar esses obstáculos, conheça agora as 3 dicas para representante iniciante. Confira!
1 – Estude o seu mercado
Quando falamos de dicas de representante comercial iniciante é impossível não citar o estudo de mercado.
É preciso que você conheça verdadeiramente quem compra de você, para que assim você crie rapport com as intenções, desejos e motivações dos seus clientes.
Rapport significa criar empatia com outra pessoa, é o ato de estabelecer uma conexão em sintonia com os desejos de um terceiro.
E quando falamos em empatia, não nos referimos a fazer com o próximo o que gostaríamos que fizessem conosco, mas tratar o próximo como ele quer ser tratado.
Todavia, tendo todas essas definições em mente, o próximo passo a ser tomado é a coleta do máximo de informações dos seus clientes.
Para isso é possível que você reveja os registros de contato desse cliente ou analise o seu comportamento nas redes sociais. Antes de iniciar uma conversa.
Na face a face, quebre o gelo, seja pessoal e apresente-se como alguém que realmente se importa com as necessidades dele.
É importante, tanto para a sua prospecção quanto para o fechamento de contrato, um conhecimento aprofundado sobre os seus clientes.
2 – Networking é tudo!
Quando se está iniciando em uma mercado tão competitivo, possuir o contato de outros profissionais pode ser o caminho mais rápido para o sucesso.
A intenção não é virar um “sangue-suga” ou se aproveitar do sucesso dos outros, mas auxiliar para ser auxiliado.
Indicar clientes que não atendem os requisitos do seu produto para um contato que vende um produto mais adequado é abrir as portas para uma nova fonte de marketing boca a boca e indicações qualificadas.
E pode acreditar! Indicações qualificadas são muito valiosas.
3 – Organização primeiro, lucro por consequência!
Todo representante comercial deve possuir uma organização muito bem estruturada de todos os seus contatos com clientes!
É preciso ter em mente que um pitch perfeito só se é construído com testes e mais testes, do que dá e do que não dá certo com o seu público-alvo.
E por isso, os registros de cada ligação, e-mail e reunião devem ser armazenados e usados como base para tomadas de ações futuras.
Fonte: ACCE

