Mobile Sales: Saiba como liderar uma equipe de trabalho virtualmente

Saiba como liderar uma equipe de trabalho virtualmente

O home office já ultrapassou o status de tendência para se tornar realidade em um grande número de empresas. No entanto, esse método de trabalho precisa ser encarado com a mesma seriedade do que a modalidade tradicional. Para isso, saber como liderar uma equipe virtualmente pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso desse modo de organização.
 
Os números ajudam a entender por que, daqui para frente, essa liderança passa a ser cada vez mais importante. Segundo levantamento recente da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, nos últimos três anos o trabalho remoto cresceu muito. No Chile, por exemplo, esse aumento foi de 42%, cinco pontos percentuais a menos que no Brasil.
 
Como liderar uma equipe de trabalho a distancia
 
Mas, então, como liderar uma equipe de trabalho virtualmente? A resposta vai depender de todo o funcionamento da engrenagem. Para o partner da SBCoaching, Sergio Giavoni, uma liderança só terá seus resultados positivos adotando um regime de trabalho remoto se tanto a empresa, quanto o líder e a equipe apresentarem algumas características. Confira as sete principais:
 
– Maturidade: tanto a liderança da empresa quanto a equipe devem ser muito maduras. Isto não significa ter idade avançada, mas sim caráter e responsabilidade com o trabalho realizado.
 
– Regras e punições: devem ser muito claras. Assim, evita-se as constantes cobranças quanto aos corretos procedimentos. Ambiente sem regra será ambiente desordenado.
 
– Objetivo comum e compartilhado: todos os membros da equipe querem chegar ao mesmo lugar, e têm a clara consciência de que só há duas possibilidades: ou todos chegarão juntos ou ninguém chegará.
 
– Clareza nas informações: é imprescindível que cada integrante da equipe saiba quais são suas metas, seus prazos, suas responsabilidades e, principalmente, seus horários de trabalho. As tarefas têm um início, um meio e um fim, e este ciclo se renova constantemente.
 
– Sintonia: deve existir uma sintonia muito próxima da perfeição entre os membros da equipe, no que diz respeito ao objetivo – como relatado acima -, mas também no que se referem às crenças, aos valores e ao jeito de ser das pessoas. Deve existir coesão. Cada membro, mesmo isolado, é considerado representante da equipe.
 
– Sinergia: deve existir sinergia entre os funcionários. O poder da realização de uma equipe é muito superior à simples soma da capacidade de cada membro.
 
– Confiança mútua: a congruência entre o que se fala e o que se faz deve ser o fator primordial. A confiança ente líder e liderados incentiva as pessoas a darem o melhor de si.
 
Como se viu, saber como liderar uma equipe de trabalho não depende exclusivamente do patrão. Se faltar uma dessas características, a chance do home office ter complicações são grandes. E, então, algo que deveria ser saudável para você e sua empresa, pode trazer problemas e fazer com que não se consiga atingir as metas e os resultados esperados.
 
 
Fonte: Destino Negócio

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