Todos já passamos por isso. Dias complicados, cheios de tarefas no trabalho, que continuam mesmo depois do fim do horário. Aquela famosa sensação de não conseguir desligar. Tudo isso é muito prejudicial para todos os âmbitos da vida.
Sabia que algumas ações simples podem servir como um bom ponto final na rotina, permitindo um descanso satisfatório? Veja o que você pode fazer para terminar o seu expediente melhor.
Organize o ambiente
Nada pior do que começar a jornada com uma mesa totalmente bagunçada, um verdadeiro caos de papéis e formulários. Uma boa solução está em finalizar o expediente organizando o seu espaço de trabalho. Além de diminuir a frustração no dia seguinte, a ação é uma alternativa leve de encerramento.
Liste as pendências
Ao finalizar o horário, uma boa ideia está em listar as atribuições que continuam pendentes. Além de proporcionar uma boa noção do que resta para os próximos dias, a atitude destaca o que foi cumprido.
Faça uma reflexão positiva
É bastante usual que o término do expediente traga uma sensação de alívio, normalmente acompanhada de uma sensação negativa quanto ao dia de trabalho que terminou. Faça o exercício de enxergar os pontos benéficos do que aconteceu – uma negociação de sucesso, o elogio de um supervisor, um diálogo legal com os colegas. O efeito dessa ação é benéfico e ajuda a combater o estresse e o esgotamento no fim do dia.
Procure sempre implementar essas ações antes de deixar o escritório de forma a criar uma espécie de barreira psicológica entre o mundo do trabalho e o mundo pessoal.
Sabemos que uma separação total é quase impossível, mas o hábito de constantemente intercambiar angústias entre eles é bastante danoso para a saúde mental e para o desempenho profissional. Pense nisso e aplique boas ações para terminar o expediente!
Fonte: Santander Negócios E Empresas