A importância de um bom clima organizacional para sua empresa

A importância de um bom clima organizacional para sua empresa

Com o avanço da psicologia organizacional novas ferramentas para otimização de resultados surgiram, iniciou-se a observação e intervenção em fatores que prejudicam os resultados das empresas. Nesse texto, busca-se falar sobre a importância da otimização do clima organizacional e a maior ferramenta para identificar deficits atualmente, a pesquisa organizacional.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Se trata de uma ferramenta que visa observar a percepção dos funcionários para com o ambiente da empresa, propondo uma reflexão sobre o dia a dia do funcionário na empresa, práticas corporativas e também aspectos positivos e negativos. Além de tal observação são utilizadas métricas que irão definir prioridade e impacto de aspectos observados. Vale lembrar que a pesquisa também têm como objetivo analisar a forma como a liderança é exercida, o alinhamento dos funcionários para com os objetivos da organização e o engajamento das equipes.

Por que um bom clima é importante na sua empresa?

Como é de se imaginar, qualquer alteração benéfica no ambiente que aumente os resultados consequentemente também irá alterar o faturamento da empresa. Diante disso é importante pensar se as coisas estão funcionando da melhor forma possível para uma boa manutenção do ambiente da empresa. Muitas vezes falhas graves como inexistência da cultura de feedback podem provocar perdas significativas ou até mesmo afetar a integridade da sua empresa.

Quais os ganhos?

Os ganhos são inúmeros porém pode-se citar como principais:

Atração de talentos

Uma empresa com um bom clima organizacional tende a ser atrativa para profissionais externos, tal atratividade implica em uma possibilidade muito superior de contratação de talentos que resultarão em aumento do faturamento.

Produtividade

Automaticamente com a otimização de processos os resultados quanto a produtividade serão muito superiores, tanto em produção quanto em qualidade.

Rotatividade

Um bom ambiente de trabalho cria as condições ideais para que o funcionário pense em uma carreira dentro da empresa, consequentemente a rotatividade. Um dos principais problemas de muitas empresas tende a ser o turnover.

Competitividade

Um bom engajamento no ambiente de trabalho pode proporcionar uma competitividade saudável entre funcionários, esse efeito pode culminar em ideias que alavanquem os rendimentos da empresa.

Fonte: rhjr

Tags: No tags

Comments are closed.