Quais as melhores técnicas de motivação para equipes de vendas?

Quais as melhores técnicas de motivação para equipes de vendas?

Existem diversas formas de motivar pessoas no ambiente de trabalho. No entanto, um dos maiores desafios de gestores e líderes é compreender como utilizar essas técnicas de motivação para uma equipe inteira.

Em especial, como motivar um time de vendas? Fazer isso com profissionais que atuam no setor comercial é uma forma de garantir que eles trabalhem com mais empenho, dedicação e satisfação.

Segundo Stephen P. Robbins, especialista em comportamento organizacional, “indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos”.

Em especial, motivar o time de vendas é ter a certeza de que uma área tão importante da empresa está funcionando bem. Afinal, esses profissionais atraem clientes, realizam vendas e mantêm a organização funcionando.

Sendo assim, a motivação tem ligação direta com o faturamento e lucratividade da organização. Para ajudar, montamos um conteúdo com algumas dicas de como motivar uma equipe de vendas.

Além de bônus e estipulação de metas, há métodos que podem motivar ainda mais esses colaboradores. A seguir, explicaremos sobre essas técnicas que podem levar o setor e, consequentemente, a empresa ao sucesso.

Como motivar um time de vendas?

Primeiramente, é preciso ter em mente que equipes refletem o espírito da empresa e como é administrada. Portanto, mais do que criar campanhas de motivação, é importante ter um ambiente organizacional harmonioso.

Assim, os colaboradores se sentem mais confortáveis no local de trabalho, o estresse e problemas de convivência são reduzidos. Os times de vendas são fundamentais para as empresas.

Além disso, há diversas outras técnicas que podem ajudar gestores e líderes da área a motivar o time. As quais devem ser aplicadas o quanto antes. Lidar com colaboradores desmotivados é um grande desafio.

Eles ficam mais estressados, diminuem a produtividade, o clima organizacional pesa, serviços passam a ser mal feitos, as pessoas começam a desenvolver intrigas e outros problemas de cunho pessoal.

Organizações, ainda mais as que estão tentando se consolidar no mercado, podem caminhar rumo ao fracasso com times desmotivados. Saber motivar colaboradores é uma questão de sobrevivência para as organizações.

Quando pensamos na motivação da área comercial, logo imaginamos os bônus pelo alcance de metas. A técnica de motivar financeiramente é eficiente e é uma das mais utilizadas no setor.

No entanto, ela sozinha não traz resultados permanentes e profundos no time. Por isso, listamos mais alguns métodos de motivação para gestores e líderes aplicarem no dia a dia da empresa, motivando e valorizando os vendedores e profissionais da área comercial.

Investigue a causa da falta de motivação

Entender o que está acontecendo é fundamental para conseguir resolver o problema. Por isso, o primeiro passo deve ser observar e conversar com os colaboradores para entendê-los.

Manter a comunicação aberta entre líderes e liderados é fundamental para que os gestores compreendam as necessidades e preferências dos profissionais. Além de saber meios para melhorar o trabalho da equipe.

É possível criar um programa de feedbacks em que os vendedores analisam e indicam o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. A comunicação é a melhor saída para começar a motivar uma equipe.

Os colaboradores também vão se sentir ouvidos e valorizados – caso as questões sejam resolvidas pelo gestor, é claro.

Realize treinamentos internos

Um dos métodos de motivação é a realização de treinamentos internos. São cursos, aulas, palestras e workshops que vão ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades e melhorar o seu desempenho.

O fato é que com isso, os colaboradores se sentem mais valorizados. Eles entendem que a organização está investindo neles. Além de que com os treinamentos, eles se desenvolvem, contribuindo para serviços mais bem feitos e o aumento de produtividade.

Reuniões com frequência podem ajudar!

Uma forma de aproximar líderes e liderados é realizar reuniões com frequência, sejam elas semanais, quinzenais ou mensais. Cada empresa tem seu ritmo, então, este hábito deve ser instalado sem prejudicar o funcionamento dos setores.

Nesses encontros, os gestores podem apresentar resultados, indicar o que precisa ser feito, o que foi bem produzido nos últimos dias, tirar dúvidas, parabenizar colaboradores que bateram as metas, dar feedbacks positivos, entre outras ações.

O importante é deixar o ambiente aberto para que todos consigam se expressar. Assim, o gestor entende o que pode ser melhorado e os funcionários saem com perspectivas do que deve ser realizado nos próximos dias.

Dar feedbacks é importante para a motivação

A cultura do feedback é importante. No entanto, precisa ser realizado um diálogo aberto, em que o líder fornece elogios nos aspectos merecidos e críticas construtivas em situações que é necessário melhorar e também deixe que o colaborador se expresse.

Uma boa dica é sempre fazer um elogio antes de pedir para mudar algo. Assim, o profissional se sentirá mais disposto a escutar e melhorar. Recompensar comportamentos ao invés de resultados também é uma alternativa legal para motivar equipes.

E as metas e bônus?

Motivar equipes comerciais com bônus no alcance de metas é comum. No entanto, só é uma técnica efetiva quando caminha com outras. Além de que elas precisam ser realistas e alcançáveis.

Caso contrário, o vendedor só se sentirá desmotivado ao trabalhar muito e não conseguir alcançar aqueles números fora de contexto. Isto é, as metas e bonificações são importantes, mas como vimos, há outras maneiras de melhorar esse aspecto da equipe.

Fonte: ibnvendas

Tags: No tags

Comments are closed.