Uma estratégia de venda bem feita pode fazer uma grande diferença para o seu negócio – quando executada com maestria, consegue gerar resultados quase que imediatos.
Nesse texto, iremos discutir um pouco mais sobre a estratégia de venda – abrangendo suas técnicas e gatilhos que podem auxiliar ainda mais no seu setor comercial.
Técnicas para vender
Uma estratégia de venda que pode ajudar, é utilizar algumas técnicas que auxiliam para vender. Confira algumas delas a seguir:
Ajude os clientes a alcançar seus objetivos
Pense em ajudar os clientes a superarem seus desafios, suas dificuldades e a combaterem o prejuízo e as suas dores. Esses precisam ser os princípios norteadores de todo vendedor que queria ser bem recebido pelos clientes.
Com isso acabamos maximizando nossa capacidade de permanecermos flexíveis e criativos às necessidades dos clientes e como conquistar clientes e fechar e negócios.
Pense no seu produto como parte do valor que você oferece
Já se passou do tempo em que vendedores só vendiam produtos! Hoje em dia, o objetivo dos vendedores é ajudar seus clientes a serem sempre bem sucedidos e solucionar dores e problemas. E para isso, o vendedor precisa também vender valor, não produtos ou serviços. O seu produto é parte do valor que você vai agregar para a rotina dos clientes.
Além do seu produto, conta também o seu atendimento, sua espontaneidade, sua segurança, sua aparência, sua linguagem verbal e corporal e a sua experiência em solucionar os problemas de seus clientes. Essa é uma ótima dica para auxiliar sua estratégia de venda.
Concentre-se em oferecer soluções genuínas
Para fechar um negócio, o cliente deve se sentir absolutamente confortável durante todo o processo comercial.
Uma vez que eles sentem que está sendo manipulado com um discurso para entregar uma solução que não está de acordo com o que eles querem, sem parar para ouvir o que eles realmente precisam e entender os resultados que eles precisam alcançar, vão simplesmente dar um passo para trás e se tornarão ainda mais resistentes.
Diga sempre a verdade
Mesmo que isso signifique dizer o que os seus clientes não querem ouvir. A verdade pode acabar tornando os clientes cada vez mais próximos da sua empresa, pela sua autenticidade, preocupação e comprometimento real com os clientes.
Esta é uma das práticas mais difíceis de se seguir, mas pode ser fundamental para ajudar a desenvolver o tipo de credibilidade que você precisa para ganhar o cliente.
Seja verdadeiro, mesmo que o cliente peça e prometa a você uma grande quantia em dinheiro. Siga os princípios de sempre ajudar seus clientes a solucionarem seus problemas da melhor maneira possível.
Afirme sua experiência em vendas
Outra estratégia de venda mais é a autoridade no assunto, as pessoas confiam em experts. Você só terá a autoridade que quer para ser ouvido e apresentar suas soluções, depois que desenvolver um profundo conhecimento dos desejos e necessidades do cliente e de todos os seus gostos e escolhas.
Em última análise, o cliente é quem sabe mais sobre suas necessidades de negócio e sempre optará pelas soluções as quais se sente mais confortável.
Depois de ter feito a sua recomendação, você deve estar disposto a confiar no cliente e deixar que ele faça a escolha que sente melhor para o momento da sua empresa.
Se você mantiver o compromisso de ser flexível, disposto a fazer vendas criativas e colaborativo durante o resto do processo, você pode confiar que o cliente vai fazer a melhor escolha para ambos os lados.
Peça indicações de seus clientes atuais
Uma das ideias para vender mais é a indicação. Se seus clientes atuais estão satisfeitos com seus serviços ou produtos, nada melhor que uma indicação deles para você fechar uma venda.
Assim, além de se direcionar a um lead quente, você já tem um testemunhal de sucesso pronto para citar.
Por isso, converse com seus melhores clientes e peça indicações de outros empresários que eles conhecem e que podem, estar interessados em seus serviços ou produtos.
Tenha compromisso com a integridade
Um bom vendedor não é apenas aquele que prospecta ou negocia com ferocidade e ambição, mas sim aquele que acompanha o processo de levantamento de necessidades dentro do cliente e conduz o processo comercial com a leveza.
Não tem como fechar negócios sem a paciência necessária para criar confiança mútua em seus potenciais clientes.
Fonte: bannet