Vendedor de alta performance, quais suas rotinas e hábitos?

A área de vendas é uma das principais sustentações de uma empresa, afinal, é ela a responsável por trazer receita para o negócio. Assim, em muitos lugares o vendedor de alta performance é bastante valorizado e pode fazer salários altos, mas tudo depende do seu desempenho.
 
O problema é que a rotina do vendedor é desafiadora, e essa é uma profissão cheia de altos e baixos. Nem todo mundo consegue lidar com as características dessa função, como a adrenalina de recomeçar todo mês a busca por atingir metas.
 
Quem entende como o jogo funciona, passa a desenvolver determinados hábitos e criar rotinas que ajudam a administrar riscos e se sair melhor na profissão. A seguir, você vai conhecer algumas das principais rotinas e hábitos do vendedor de alta performance. Aproveite para se inspirar e fazer uma revolução na sua vida profissional!
 
1 – É automotivado
 
Um bom vendedor se motiva sozinho, com as metas batidas, o dinheiro no bolso, a satisfação do cliente. Para se sentir motivado ele precisa apenas entender quais são as condições necessárias para bater suas metas e receber suporte da empresa. Vendedores de alta performance não veem as vendas como um processo emocional.
 
2 – Sabe ouvir
 
Vendedores são conhecidos por falar demais e nunca deixar o outro falar, sempre oferecendo soluções e tentando nos empurrar algo. Um vendedor de alta performance ouve mais do que fala, pois precisa entender as particularidades e necessidades do cliente.
 
3 – Respeita e estuda o cliente
 
Para conduzir uma venda é primordial entender a fundo o negócio do cliente e suas expectativas, por isso é preciso estudar o mercado e a empresa. Respeitar o cliente é priorizá-lo, buscar verdadeiramente ajudar, assim a venda acaba sendo uma consequência.
 
4 – Acredita na empresa
 
Só bater a meta não é suficiente. Um vendedor de sucesso acredita na sua empresa, nos produtos que oferece, na causa que defende. Ele se integra ao time e entende que faz parte de um grande quebra-cabeças e que cada peça tem uma função importante.
 
5 – Chega cedo
 
Muitos vendedores são desorganizados, principalmente pela rotina atribulada que levam, por isso chegar mais cedo no trabalho ajuda a organizar o dia e se programar para priorizar tarefas que ajudam a cumprir metas.
 
6 – Entende as métricas do processo de vendas
 
Vender não é só talento, e quem se agarra a isso nunca entende porque em um mês atingiu a meta e no outro não. Entender métricas como quantas vendas você precisa fazer, quantas oportunidades você precisa gerar e quantos leads precisa converter, é essencial para sempre atingir suas metas.
 
7 – Busca superar a meta e se tornar um vendedor de alta performance
 
Buscar ir além da sua meta elimina imprevistos. Uma venda que você dava como certa pode ser cancelada antes do fechamento e comprometer sua meta. Se você trabalha acima do esperado, ganha uma margem de segurança.
 
8 – Estabelece metas diárias
 
Olhar a meta mensal no primeiro dia do mês pode ser assustador e te desestimular, pois parece muito difícil de atingir. Quando você divide a meta mensal em metas diárias acaba vendo que é possível atingir esses números, basta utilizar suas métricas para auxiliar.
 
9 – Busca soluções e adora desafios
 
Os melhores vendedores adoram ser desafiados e estão sempre em busca de soluções para problemas, não apenas dos clientes, mas da própria empresa ou que estejam atrapalhando sua performance. Eles veem crises como oportunidades de aprendizado e crescimento.
 
10 – Sabe escrever bem e busca conhecimento
 
Um vendedor precisa saber se comunicar, isso inclui saber escrever bem em e-mails e aplicativos de mensagens. Ele não se acomoda, lê livros conceituados, sites e blogs, pois sabe que o mercado está em constante transformação e que precisa acompanhar.
 
11 – Tem disciplina na vida profissional e pessoal
 
Disciplina e rotina são muito importantes para garantir o seu desempenho. Dificilmente uma pessoa desorganizada na sua vida pessoal consegue ter disciplina no trabalho. É importante cultivar bons hábitos, cuidar de si mesmo e trabalhar a sua disciplina.
 
12 – Saboreia suas vitórias
 
Um vendedor de alta performance gosta de estar no topo e comemora suas vitórias. O dinheiro é uma das grandes realizações, mas ele também se satisfaz ao auxiliar um cliente, crescer na carreira, ter reconhecimento, contribuir para a sua empresa e ajudar a desenvolver novos membros da equipe.
 
 
Fonte: GGV Consultoria



Comentários