Treinamento em Vendas: como engajar sua equipe

É muito comum que empresas parem de oferecer treinamentos de vendas às suas equipes porque percebem que os vendedores não estão motivados a participar deles nem a saber mais sobre os produtos/serviços que vendem, clientes que atendem, mercados em que atuam.
 
Há várias razões para isso acontecer. A que eu gostaria de utilizar para explicar minha ideia é a que eu chamo de “síndrome do sabichão”, doença muito comum entre profissionais de vendas.
 
É assim: o vendedor lê algo sobre o produto, sua área de atuação, perfil de clientes, etc., e acha que está pronto para sair vender; acha que já sabe de tudo. Assim, pergunta-se: “pra que treinamento?”. E aí, basta o líder oferecer um programa de capacitação para ele torcer o nariz.
 
Mas a gente sabe que não é bem assim. Ninguém sabe tudo. Todo mundo pode sempre aprender alguma coisa a mais e, com isso, ser um profissional ainda melhor.
 
Então, a questão é: como mostrar aos seus vendedores que eles precisam, sim, participar de treinamentos se desejam vender cada vez mais e melhor?
 
A resposta é simples: mostrando a eles que eles não sabem de tudo.
 
O engajamento e a vulnerabilidade das pessoas
 
Certa vez, uma psicóloga me disse algo que nunca esqueci: as pessoas só se engajam em alguma coisa quando se sentem vulneráveis.
 
Ou seja, se você quer que sua equipe participe do treinamento motivada precisa mostrar à ela que o treinamento é necessário.
 
Como?
 
Fazendo um teste que mostre que os vendedores não sabem de tudo.
 
Coloque à prova os conhecimentos de produto/serviço, de mercado, de técnicas de vendas, do perfil de cliente mais comum em sua empresa por meio de um exame escrito e oral. Tenho certeza que ninguém (ou quase ninguém) vai responder tudo corretamente, e aí você tem o argumento que precisa para convencê-los a participar do treinamento.
 
Além disso, com o teste você vai poder entender qual é a realidade do seu time e definir quais temas precisam ser mais ou menos trabalhados no treinamento.
 
Simples e eficaz, não é mesmo?
 
Outras maneiras de engajar sua equipe em um treinamento
 
Depois que você convenceu sues vendedores da importância do treinamento é preciso mantê-los motivados durante todo o processo.
 
Para isso, apresentações interessantes, customizadas, apresentadas por quem entende da empresa, dos clientes e do segmento em que ela atua são fundamentais. Assim fica mais fácil manter a atenção dos participantes e depois cobrar resultados.
 
Que tal tentar?
 
Se você tem outras estratégias de engajamento de equipe compartilhe conosco e faça com que os treinamentos em vendas no Brasil sejam cada vez melhores.
 
Sucesso!
 
 
Fonte: Marcelo Caetano



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