Videoconferência: qual a sua importância no atendimento ao cliente?

Videoconferência: qual a sua importância no atendimento ao cliente?

By

O cenário de suporte ao cliente sofreu grandes alterações ao longo dos anos. E essas mudanças estão diretamente relacionadas às inovações tecnológicas e aos novos hábitos do consumidor. Confira agora qual a importância da videoconferência como canal de atendimento e como sua empresa deve encarar essa tecnologia.

Por que acompanhar a tecnologia é tão importante?

Podemos afirmar que uma empresa que não acompanha as novas tecnologias, com certeza, fica para trás da concorrência. Principalmente, quando o assunto é atendimento e relacionamento com o cliente.

Você sabe por que? É simples!

O perfil do cliente mudou. Hoje, muito mais conectado e exigente, ele espera por serviços cada vez mais eficazes e que satisfaçam suas necessidades. Desse modo, as empresas devem estar preparadas para oferecer tudo aquilo que o consumidor espera. E isso também quer dizer disponibilizar os canais de atendimento corretos a ele.

Assim chegamos aos serviços digitais e, em especial, à videoconferência. Também chamado de vídeo chat, esse módulo de atendimento é visto como um poderoso instrumento para as marcas. Ainda mais quando analisamos cenários como a pandemia do Covid-19 e a sua quarentena.

Isso porque, entre os benefícios da videoconferência, podemos citar a possibilidade de aproximar as interações entre empresas e clientes. Tudo isso em tempo real, através de uma comunicação rápida e eficaz.

Assim, apesar do atendimento físico dar lugar aos serviços online, as empresas que possuíam o vídeo chat conseguiram manter uma interação – ainda assim – mais próxima do cliente. Então, mesmo de longe, esse canal ainda permite o contato “olho no olho”. Como consequência, ele é capaz de aumentar não só a boa experiência do cliente, mas também os bons resultados de seu negócio.

Portanto, a videoconferência já se tornou uma ótima opção para as centrais de atendimento. E se você ainda não pensa em incluí-la em sua operação, é bom reconsiderar essa ideia.

Como a videoconferência pode melhorar a experiência do cliente?

Como falamos, os clientes já esperam que as marcas correspondam às suas expectativas. E já sabemos que uma delas está diretamente relacionada a um atendimento mais humanizado e assertivo.

Dessa maneira, o vídeo chat pode representar uma boa vantagem em relação a outros módulos de suporte. Por se tratar de um canal que utiliza recursos de áudio e vídeo, ele é capaz de oferecer um contato mais personalizado e efetivo ao cliente.

Assim, é possível que a operação observe a linguagem corporal de seu público e se adapte a ela. Logo, quanto mais informações geradas, maior será a assertividade do atendimento.

Além disso, ao se sentir mais próximo de sua empresa, o consumidor poderá aumentar a confiança em seus serviços. E esse fator ampliará consideravelmente as chances de ele fechar mais negócios com você.

Vale ressaltar que aplicativos como o WhatsApp, apesar de ter a opção de conversa por vídeo, não têm todos os recursos necessários de um canal de videoconferência. Podemos citar como exemplo a impossibilidade do compartilhamento de telas – uma das ações mais úteis no vídeo chat.

Portanto, para desfrutar de todos os benefícios da videoconferência, é fundamental incluí-la como um canal em sua plataforma. Como resultado, você atenderá não só as necessidades de sua operação, mas também do cliente.

O que a videoconferência traz de novo às empresas?

Depois de falarmos sobre a importância do vídeo chat como canal de atendimento, pensaremos agora em seus atributos. Você sabe o que faz da videoconferência um canal tão relevante para as empresas?

Confira seus principais recursos:

– Interface amigável;
– Possibilidade de compartilhar telas e arquivos;
– Facilidade de uso;
– Acessibilidade em diversas plataformas;
– Atendimento mais inclusivo ao cliente;
– Gravação dos atendimentos.

Desse modo, quando o assunto é relacionamento e fidelização de clientes, esses fatores se tornam extremamente importantes em uma operação. A começar por uma interface amigável e fácil de usar. O cliente não quer ter dificuldades ao entrar em contato com as marcas. Lembre-se de que ele já pode ter um problema. E, por isso, não espera se deparar com novos obstáculos.

Além disso, a acessibilidade em diversas plataformas oferece um serviço muito mais prático ao consumidor. Sabemos que ele já espera escolher por onde e como deseja se comunicar. Então, seja através do celular ou de seu computador, esse cliente pode iniciar um chamado por videoconferência, sem maiores problemas.

Por fim, o vídeo chat tem a enorme vantagem do compartilhamento de telas e arquivos. Desse modo, é possível exibir produtos em tempo real, mostrar o passo a passo de alguns processos e atualizar as informações do cliente através do envio de fotos, por exemplo.
 
 
Fonte: neoassist

You may also like