Equipe Unida – Situação Onde Todos Ganham

Assim como acontece no universo esportivo, é importante ter ciência de que talentos individuais vencem partidas, porém, é o trabalho coletivo que ganha o campeonato. Para alcançar as metas estabelecidas, é crucial que exista um trabalho coeso entre os membros da equipe, ou seja, que todos estejam empenhados na busca pelo mesmo resultado. Incentivar essa união se mostra mais fácil quando todos compreendem o poder que ela tem.
 
Continue acompanhando e saiba mais a respeito da importância da união dentro das empresas e dos benefícios que ela é capaz de proporcionar.
 
Por Que é Tão Importante Ter uma Equipe Unida?
 
Cada membro da equipe foi integrado com o objetivo de realizar determinada função e por contar com algumas qualidades específicas. Considerando isso, fica mais fácil entender a razão pela qual as coisas perdem o andamento correto quando uma das partes não consegue se entrosar. Uma equipe é como uma máquina que depende do correto funcionamento de todas as engrenagens para cumprir a sua tarefa. No entanto, o grande dilema de muitos líderes é como conseguir uma união sincera e verdadeira de seus membros.
 
O Desafio de Lidar Com uma Equipe Desunida
 
A desunião das equipes é um desafio que muitos gestores precisam enfrentar, e um dos motivos para isso é que muitos profissionais consideram que somente irão brilhar diante dos superiores se trabalharem sozinhos. Contudo, independente das habilidades de cada indivíduo, os resultados em equipe sempre serão mais positivos, afinal mais cabeças pensam melhor do que uma.
 
Outro fator que pode contribuir para essa desunião, é a dificuldade de relacionamento entre os membros. Algumas pessoas têm problemas para se relacionar com as outras e isso pode se refletir no rendimento do grupo. O líder precisa estar atento a essas questões e, ao identificar um potencial problema que atrapalhe o bom relacionamento entre todos, deve agir de modo a promover o entrosamento e a união.
 
Trabalhando a Questão da União nas Mentes e Corações
 
Apenas dizer o quanto o trabalho em equipe é relevante para os bons resultados não é o bastante, o líder deve estar pronto para desenvolver um trabalho focado nas mentes e nos corações daqueles com quem trabalha. O primeiro ponto diz respeito a entender que ações falam muito mais do que palavras, então, é fundamental dar o exemplo, se mostrando comprometido com o resultado final e não somente com a forma como será visto após a conclusão da tarefa.
 
No dia a dia, o gestor deve utilizar estratégias que façam com que os seus liderados desenvolvam melhor o trabalho em conjunto. Determinar que duas pessoas realizem uma tarefa pode ser o começo do caminho para conseguir que a equipe entenda que os outros membros são um apoio e não uma concorrência. A grande barreira que impede a união da equipe é não entender que juntos todos saem ganhando.
 
A Importância das Avaliações Justas
 
Para evitar que surjam rusgas e até inimizades dentro da equipe, é importante contar com um sistema justo de avaliações. Os profissionais precisam sentir que o seu esforço está sendo reconhecido individualmente, mesmo quando realizam tarefas em grupo. Ter a impressão de que não será visto num trabalho coletivo é o que impulsiona muitos indivíduos a atuarem num sistema de cada um por si.
 
Os feedbacks devem ser tanto individuais quanto em equipe, é importante avaliar os membros da equipe pela sua performance solo e no conjunto. O gestor deve deixar claro que a avaliação do todo contribui para melhorar ou para piorar a avaliação individual. Afinal, as pessoas precisam ter a dimensão do quanto é essencial se saírem bem juntas.
 
A Chave Está no Diálogo
 
Que a união da equipe traz resultados melhores, certamente você não tem nenhuma dúvida, mas pode ainda estar se questionando sobre a dificuldade de conseguir a colaboração de várias pessoas para um todo. Trabalhar em um sistema em que haja diálogo, é uma maneira de conquistar esse comprometimento de todos os membros da equipe. As pessoas precisam entender que têm voz dentro do grupo para darem sugestões e, até mesmo, fazerem as críticas que acharem pertinentes.
 
Aliás, é exatamente essa atuação com opiniões conjuntas que faz da equipe o motor para o sucesso. A união faz a força, no sentido de ter diferentes pontos de vista colocados em pauta. Devo ressaltar que não é somente em relação ao gestor que se deve ter diálogo franco, os colegas precisam ter respeito entre si, possibilitando que se expressem com naturalidade quando algo não estiver bem.
 
Equipe Unida Gera Resultados Multiplicados
 
Para tornar mais concreta a ideia de que a união faz, sim, a força, é essencial mostrar para todos os membros quais são os resultados do todo. O líder deve realizar reuniões para apresentar os resultados, enfatizando os pontos que podem ser melhor trabalhados e aqueles que foram bem desenvolvidos nos últimos tempos. Usar recursos como tabelas e gráficos pode contribuir para deixar a explanação mais clara e assertiva.
 
A maneira mais simples de convencer as pessoas de alguma coisa é mostrar que aquilo dá certo, assim, elas passam a ter mais confiança e compreendem que todo mundo sai ganhando verdadeiramente ao reunirem seus esforços. O gestor de equipe precisa ter muita paciência para ajudar os seus liderados a se entenderem e, assim, conduzi-los para o sucesso.
 
Outro fator que traz resultados multiplicados para a empresa e para cada profissional que faz parte dela, diz respeito ao aprendizado que se pode ter ao compartilhar conhecimento e experiências com pessoas diferentes. Desse modo, um colaborador mais tímido pode se inspirar ao conviver com outro que é mais expansivo e esse, por sua vez, aprender a ser mais sereno e calmo como o seu colega.
 
Essa troca é fantástica e faz das organizações o cenário perfeito para que cada um possa evoluir dia após dia, tanto no que diz respeito ao conhecimento técnico quanto em relação às chamadas soft skills, que são habilidades emocionais, como resiliência, empatia, comunicação, entre tantas outras. Então, se você faz parte de uma equipe, dê o seu melhor para se entender com os seus colegas. E se é o líder, empenhe-se para ajudar essas pessoas a se entenderem e juntas formarem um time imbatível.
 
Trabalhar em equipe é unir várias formas de pensar em torno de um só objetivo. Pense nisso!
 
 
Fonte: JRM



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