Como lidar com a concorrência

O seu concorrente tem o mesmo produto ou serviço que o seu e o preço dele é mais barato. O que fazer então para convencer seu cliente a comprar com você? Como lidar com a concorrência?
 
Não existe mágica. Se o seu produto ou serviço for exatamente a mesma coisa, é claro que o cliente vai querer comprar o que for mais barato. Mas a questão é: nunca é a mesma coisa.
 
Isso porque o cliente não compra apenas o produto ou serviço.
 
Ele compra o produto ou serviço e mais todos os impactos positivos que a vida dele vai ter com essa compra. Ele compra a experiência de consumo.
 
Então você tem que entender o que o cliente deseja, quais são suas necessidades, preocupações, sonhos e desejos. O que é importante para seu cliente? O que o seu produto ou serviço pode resolver, quais as soluções que ele oferece?
 
Você precisa saber as respostas para estas perguntas quando você pensa em como lidar com a concorrência.
 
A seguir vou te dar mais algumas dicas que irão te ajudar e muito em como lidar com a concorrência, e você vai perceber que concorrência não vai te fazer quebrar, mas pode sim te ajudar a crescer nas suas vendas!
 
Vamos lá!
 
Como lidar com a concorrência – Gere valor a seu produto ou serviço
 
Lembre-se sempre: preço é o que o cliente paga, tem a ver com dinheiro. Valor é o que ele recebe, são os impactos positivos de seu produto ou serviço na vida dele.
 
Importante: não é sempre o menor preço que garante a venda, mas sim o conjunto de vantagens e benefícios que você pode oferecer a seu cliente. A geração de valor deve ser interessante aos olhos do cliente, de modo que ele perceba que está recebendo muito mais do que está pagando.
 
Na apresentação do produto ou serviço, e principalmente na fase de negociação, não podemos só vender o produto ou o serviço. Mas, devemos vender a oferta, que envolve também soluções técnicas, vantagens e benefícios.
 
Primeiro devemos analisar o perfil do seu público-alvo: quais as suas necessidades, suas preocupações, e como seu produto ou serviço pode solucionar suas necessidades e preocupações. Dessa forma, você vai criar um diferencial competitivo.
 
Diferencial competitivo significa que o cliente tem que saber o que vai ganhar se comprar com você e o que vai perder ao comprar com o concorrente. Ele quer uma solução que funcione, que o deixe satisfeito, e você tem que deixar isso bem claro pra ele.
 
Lembre-se que o foco é sempre o cliente.
 
Por isso você tem que entender a mente do seu cliente e entender quais suas objeções, e assim você vai poder falar exatamente o que seu cliente precisa ouvir para tomar a decisão de compra.
 
Sabendo estas informações, você não tem o porquê de se preocupar em como lidar com a concorrência. Você vai oferecer uma solução diferente, vai solucionar suas preocupações, medos, sonhos e desejos.
 
Verifique também o que pode ser agregado a seu produto ou serviço, se você pode fazer parceria com outras empresas, quais bônus pode oferecer. Isso vai valorizar mais ainda seu produto ou serviço.
 
Como lidar com a concorrência – Faça o concorrente trabalhar a seu favor!
 
Analisar a concorrência é um dos principais pontos para você vender melhor. Assim ela se torna, sem saber, uma aliada para você aumentar suas vendas.
 
Descubra qual o preço que eles cobram e qual valor que eles oferecem em seus produtos e serviços. Sabendo disso, você vai saber definir um preço pra seu produto ou serviço, e vai poder oferecer mais e melhor que eles.
 
Dessa forma, ofereça mais valor que a concorrência pelo mesmo preço. Porque não é o preço que faz o cliente comprar, mas sim o valor. Se ele percebe que vai receber muito, ele vai pagar o preço sugerido por você.
 
E valorize sempre o seu produto ou serviço, e não menospreze o da concorrência. Não fale mal do seu concorrente, mas gere valor para o que você vende.
 
Pense sempre:
 
Por que o seu produto ou serviço é melhor? E fale isso para seu cliente.
 
Dessa forma, mostrando que você oferece muito mais valor do que seu concorrente, não é o preço que fará a diferença na escolha de onde comprar, mas sim onde houver mais vantagens e benefícios para seu cliente.
 
Seja melhor a cada dia!
 
A maior concorrência não são com as outras empresas ou com os outros vendedores. A maior concorrência é com você mesmo. Você deve se perguntar constantemente:
 
“Como eu posso ser melhor a cada dia? Como posso vender melhor meu produto e serviço?”.
 
Isso é importante porque quem para de buscar qualidade, quem para de querer ser melhor a cada dia, é engolido pela concorrência. Se você estagnar, o mercado irá te engolir.
 
 
Fonte: Sergio Ricardo Rocha



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