A Importância da Administração do Tempo

Você sabe como fazer boa administração do tempo dentro e fora do trabalho? O gerenciamento produtivo de tarefas X tempo X qualidade X bem-estar não é uma tarefa fácil. Mas, com dedicação é possível equilibrar esses fatores e ficar bem consigo mesmo.
 
Um colaborador que consegue gerenciar bem o seu tempo é muito mais produtivo, motivado e engajado do que outro que se atrapalha com suas atividades ou perde tempo focado em outros assuntos que nada tem a ver com seu trabalho. Por isso mesmo, saber administrar o tempo se tornou uma competência comportamental considerada entre as mais importantes.
 
Começo trazendo estas reflexões muito importantes para lembrar a você que o alcance desse tipo de amadurecimento é resultado de um esforço em conjunto: seu e da empresa. Continue lendo o artigo para ver se você vai concordar comigo!
 
Como administrar o tempo e evitar a procrastinação
 
Adiar as tarefas constantemente, deixar as demandas para depois ou para os últimos minutos da prorrogação são alguns dos principais fatores que levam os profissionais a perderem oportunidades de crescimento. Este tipo de atitude é conhecido também como procrastinação. Ela incide diretamente na produtividade do funcionário e corre justamente contra uma administração efetiva do tempo.
 
Para evitar os efeitos nocivos da postergação, o colaborador deve buscar rever seus comportamentos e crenças e identificar os fatores, internos e externos, que estão prejudicando sua atuação profissional e sucesso na empresa.
 
6 dicas para aumentar sua produtividade
 
Nada de arrancar os cabelos! Para ajudar você no caminho da sua organização diária de tarefas profissionais e pessoais. Assim, você não precisa se desesperar e está ainda mais perto de um ponto de equilíbrio. Confira agora mesmo quais são as 6 recomendações de ouro sobre produtividade:
 
1- Concentre-se. Evite trabalhar ou realizar a atividade que precisa em um ambiente com muitas distrações. Por exemplo, caso não trabalhe com celular, desligue-o. Não trabalha com redes sociais? Então, não entre enquanto estiver realizando uma tarefa.
 
2- Busque avaliar quais são as causas dessa má gestão do tempo. Reflita se é meramente uma questão de desorganização, falta de foco nas coisas certas ou mesmo a ausência de tarefas desafiantes e que demonstrem todo o seu potencial e conhecimentos. Entender o que está acontecendo é sempre o melhor caminho para resolver o problema. Dessa forma, você consegue se policiar com mais facilidade.
 
3- Organize o seu dia. A organização do que você tem que fazer X tempo é o importante passo para que você consiga realizar o que precisa e não se frustrar mais tarde. Para isso, use uma lista de tarefas a serem realizadas em um papel ou use um aplicativo que ajuda a gerenciar as atividades.
 
4- Use a tecnologia a seu favor. Já que comecei a falar de serviços digitais que ajudam no dia a dia, nada mais justo do que continuar esse assunto. Atualmente, existem plataformas como o Trello e Google Tasks que são gratuitas e que ajudam muito na organização do cotidiano.
 
5- Faça tudo que precisa, mas aos poucos. Comece realizando tarefas simples para poder as finalizar e ter o sentimento de realização. Só não vale ficar focado somente no que é fácil de resolver e esquecer o que é importante. Por isso, um planejamento com meta e indicadores de qualidade é tão interessante.
 
6- Faça a priorização do que você tem que fazer. Antes de começar com as atividades pequenas e fáceis de serem resolvidas, entenda o que é prioridade na sua lista de “to do”. Inclusive, você pode medir o tempo que irá gastar com cada item da sua relação ao considerar prioridade e grau de dificuldade.
 
Está vendo como é possível se planejar para realizar tudo o que precisa em um dia? Claro que podem existir influências externas como ações do tempo, mudanças de estratégias repentinas e até problemas pessoais. Mas, se você estiver organizado, até mesmo os pontos que surgem do nada têm menor impacto. Isso porque você terá como remanejar as atividades com mais facilidade.
 
 
Fonte: JRM



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