7 benefícios para investir em plataforma de gestão e vendas

Com o mercado necessitando de soluções voltadas para a evolução dos processos organizacionais, o foco de investimento das empresas está cada dia mais voltado para tecnologias que otimizem rotinas, maximizem esforços e reduzam custos operacionais.

Em um mundo onde a comunicação é móvel e online 24 horas por dia, muito tem-se falado sobre as oportunidades de capilarização de negócios e abertura de mercados em potencial. A oportunidade de efetuar uma venda pode surgir a qualquer hora do dia e, profissionais que estiverem melhor equipados nos quesitos qualidade da informação e tempo de resposta, saem na frente.

Diante deste cenário, apontamos 7 benefícios que justificam o investimento em uma plataforma de gestão e vendas móvel, integrada ao fluxo comercial e que maximize os resultados de sua empresa:

 

1- Economia de materiais e recursos.

A questão de ordem nas empresas é fazer mais com menos. Reduzir custos com operações e materiais de expediente tem sido um grande desafio, pois a má gestão dos recursos compromete os resultados, mesmo com uma ótima equipe de vendas atuando na ponta.

Apresentar o catálogo de produtos em formato digital no dispositivo móvel reduz os custos com materiais impressos e re-impressão, eliminando a ocorrência de informações desatualizadas para o cliente. Além de dispensar o papel, o representante ganha tempo oferecendo os produtos de forma diferenciada, evidenciando as características chave e o valor agregado dos produtos, influenciando positivamente no processo de compra.

 

2- Confiança e consistência das informações.

Em tempos em que as pessoas estão conectadas a todo instante, a informação precisa estar disponível instantaneamente, ser de fácil acesso e principalmente, estar constantemente atualizada, refletindo em tempo real as políticas comerciais da empresa.

A integração da plataforma de força de vendas com os sistemas de ERPEnterprise Resource Planning”  é um diferencial atraente. Através de rotinas automatizadas, as informações de produtos, clientes, pedidos e regras de negócio são espelhadas no dispositivo do representante garantindo uma fonte fidedigna de informações sempre à mão em qualquer momento do ciclo de vendas.

Com a sincronização de dados entre os sistemas da empresa e os dispositivos da força de vendas é muito eficaz coordenar campanhas comerciais específicas e medir os resultados em tempo real, possibilitando ajustes de percurso com o objetivo de alcançar as metas do mês.

 

3- Melhora no relacionamento com seus clientes.

O que determina a relação duradoura dos clientes é o bom relacionamento e a satisfação que os mesmos experimentam em relação ao atendimento e entrega de seus pedidos.

Muito em evidência atualmente, o conceito de CRMCustomer Relationship Management” ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, defende a utilização de estratégias e ferramentas que visam entender, antever e captar as necessidades de potenciais clientes ou fomentar novos negócios em clientes efetivos da empresa. E não há ninguém melhor capacitado para condução desse relacionamento do que a pessoa do representante.

Uma plataforma móvel que permite o representante planejar o roteiro de visitas, agendar reuniões e fazer anotações importantes sobre a negociação com o cliente, é um forte diferencial competitivo. Esses dados, reunidos e integrados ao CRM formam um histórico completo do relacionamento com os clientes, proporcionando ações de fidelização e direciona os esforços de venda para novas oportunidades de maneira muito mais eficiente.

 

4- Apresenta melhor seus produtos e aumentar o valor percebido da marca.

Para que o seu negócio seja um sucesso, seu cliente precisa ter sucesso. Lee Cockerell, vice-presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney por mais de 10 anos, visitava os parques disfarçado de cliente não para vigiar os colaboradores e sim com o intuito de perceber o que os clientes sentiam com a experiência que a marca proporciona. Desta maneira, o mesmo conseguia ter percepções mais verdadeiras nas mudanças que poderia fazer nos processos e na equipe.

O profissional de vendas que visita seus clientes portando catálogos desatualizados passa uma imagem negativa da empresa que representa. Os clientes estão cada vez mais exigentes e são os detalhes que fazem com que a sua seja preferida em relação ao concorrente.

Investir em um catálogo digital que valorize seus produtos com fotos, vídeos, detalhes técnicos, manuais explicativos com instruções de manutenção e instalação e suporte geram uma experiência positiva mesmo antes da compra. Possuir na plataforma de gestão e vendas um catálogo digital com informações ricas aumenta a confiança no produto e consequentemente, aumenta as chances de conversão de vendas.

 

5- Reduz o retrabalho e otimiza o tempo da equipe

Em tempos em que o “tempo” é primordial para o sucesso dos negócios, manter-se organizado é fator essencial para a gestão e execução da atividades do dia a dia. Gerenciar recursos disponíveis evitando retrabalho e, principalmente, otimizando o tempo das equipes envolvidas é um grande desafio para qualquer gestor.

Uma plataforma de gestão e vendas com alta performance, deve implementar conceitos de “experiência do usuário” que facilitem atividades corriqueiras. Muitas vezes, o representante tem pouco tempo para atender o cliente e precisa ter uma plataforma com interface amigável, de fácil interação, que agilize o processo de vendas.
Com poucos toques na tela, o representante deve ter a disposição grande variedade de opções em oferta com a possibilidade de aplicar filtros inteligentes de busca, sugestão de produtos de acordo com o perfil do cliente, histórico de pedidos e volume atual de estoque.

Graças a integração de base de dados e as rotinas de atualização, é possível otimizar tempo e reduzir o retrabalho do representante, deixando o mesmo focado nas vendas e principalmente, no relacionamento com os clientes.

 

6- Cria um cenário favorável ao aumento de vendas e lucratividade.

Dado o atual panorama financeiro nacional, a criação de um cenário favorável e lucrativo tem sido um forte objetivo e, porque não, um grande aprendizado para as empresas brasileiras.

A busca por soluções que reduzam os custos, aumentem a lucratividade e competitividade tem sido um grande desafio para o bom desempenho das organizações. Um dos indicadores que ajudam a mensurar e idealizar este cenário com mais objetividade é o tempo médio de vendas.

O ciclo de vendas é um indicador crítico neste aspecto, pois o mesmo impacta no tempo médio necessário para que uma nova venda seja realizada. Portanto, definir e otimizar bem o ciclo de vendas é primordial para o atendimento ágil e eficiente dos clientes.

Para idealizar um cenário mais objetivo e reduzir o ciclo de vendas, a plataforma deve ter uma interface e navegabilidade amigável permitindo que a equipe de vendas faça a emissão de pedidos em poucos cliques, aumentando assim o grau de confiança e satisfação no relacionamento com os clientes. Em termos de usabilidade, a plataforma de gestão e vendas deve permitir também, a realização de pedidos offline com sincronização em momentos oportunos ou quando houver disponibilidade de sinal de internet. Desta maneira, é possível atender clientes de qualquer lugar ou região onde não há sinal de internet.

 

7- Ter acesso a mais informação para tomada de decisões estratégicas.

No que tange o valor agregado às tomadas de decisões dos gestores, os sistemas têm por objetivo melhorar os resultados e apoiar, de maneira confiável, a informação gerada no dia a dia tanto internamente quanto externamente nas empresas. Diante da importância crescente que a informação assume nos dias de hoje, torna-se fundamental a introdução de novas tecnologias e oportunidades de crescimento em toda a planificação dos setores das empresas para que os gestores possam tomar as decisões.

Tendo como principal moeda o fator “decisão”, torna-se ainda mais importante que os gestores responsáveis estejam motivados pela necessidade de prever e controlar um complexo de sistemas correlacionados visando o melhor entendimento e consequentemente, tomar a melhor decisão.

Uma plataforma de gestão e vendas deve oferecer informações de acesso a histórico financeiro e pedidos do cliente, que tenha um bom controle de metas, comissões e rotas de vendas facilitam no processo de tomadas de decisões e, principalmente tornam-se grandes diferenciais de investimento no momento da aquisição.

 

O Mobile Sales é uma plataforma de gestão e vendas que contém todas as funcionalidades e benefícios citados acima com solução integrada e completa tornando-a prática e totalmente customizável além de possuir integrações personalizadas de acordo com a necessidade de cada segmento.

Acesse www.mobilesales.com.br e conheça a solução que irá transformar vendas e maximizar resultados da sua empresa.



Comentários