5 Dicas para Organizar um Encontro Anual de Vendas com Sucesso

As reuniões anuais de vendas são um ótimo lugar para inspirar funcionários, compartilhar metas, criar conexões entre equipes e divertir-se. Contudo, quando mal idealizados, estes mesmos eventos podem ser desanimadores e improdutivos, um verdadeiro desperdício de tempo e dinheiro.
 
Foi pensando nesses fatos que escolhemos 5 fatores importantes para transformar qualquer reunião anual de vendas em um evento memorável.
 
1. Escolha um ótimo local paro o seu encontro de vendas
 
O planejamento da reunião geralmente se inicia com a escolha de um local, uma decisão normalmente baseada no tamanho, cultura e orçamento da sua empresa. Se você já possui um espaço adequado na sua própria empresa, o valor da hospedagem/locomoção dos participantes será fator importante. Fique atento e sensível aos preços das passagens aéreas e hospedagem caso existam representantes autônomos que estejam assumindo suas próprias despesas para participarem do encontro anual de vendas.
 
Lembre-se que optar por um evento externo a sua empresa, quando possível, permite um maior engajamento dos participantes, pois os mesmos estarão totalmente dissociados das suas rotinas e obrigações diárias.
 
2. Defina antecipadamente as expectativas das reuniões do encontro anual de vendas
 
Informe antecipadamente aos seus gestores sobre quais serão as metas para o encontro de vendas. Certifique-se que todos saibam da real importância do comprometimento individual, e que os altos custos associados ao evento significam que a empresa projeta um ROI (retorno sobre o investimento) para o mesmo.
 
Quanto as equipes de vendas, é provável que você queira extrair deles algum tipo de informação durante o encontro, talvez uma previsão ou sugestão. Independentemente do que você irá pedir, certifique-se de prepará-los com bastante antecedência para que possam ter certeza do que deverão entregar.
 
3. Seja realista sobre a programação do evento
 
Coisas acontecem; algumas reuniões serão atrasadas e outras terminarão cedo. Se um gerente diz que precisa de uma hora para uma apresentação, assegure-se de incluir mais 15 minutos de perguntas e respostas. Além disso, você deve acrescentar intervalos de 15 a 30 minutos entre as reuniões. Essas considerações darão flexibilidade para lidar com os imprevistos da agenda. Você poderá por exemplo manter uma reunião em marcha antes do cronograma, ou dar aos seus participantes algum tempo adicional para verificar suas mensagens.
 
4. Palestrante Convidado
 
Além da apresentação de novos produtos, estratégias, etc., a possibilidade de se motivar suas equipes internas e externas será um dos objetivos da sua reunião anual de vendas. Adicionando um elemento humano, como alguém que tenha superado uma adversidade ou que tenha tido sucesso em um empreendimento, fará com que todos se sintam mais conectados entre si e com sua empresa.
 
Se não existir orçamento disponível para esta atividade, considere buscar alguém interno. Fale para os participantes sobre o tópico e mantenha o palestrante em segredo até o evento. Ter um “orador convidado” na agenda que veio de dentro da organização realmente irá chamar a atenção de todos.
 
5. Diversão é Importante
 
Estreitar o relacionamento da equipe provavelmente será outro objetivo primário do encontro. Surpreenda os participantes cancelando as próximas reuniões de uma tarde, convidando todos a se juntarem a você em um tour, show, pizza, ou outra atividade prazerosa. A lembrança de como se divertiram será um grande fator motivador e integrador.
 
 
Fonte: Planejamento de Vendas



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