4 regras para se tornar uma pessoa autodisciplinada

“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem contra si mesmo”- Texto Judaico
 
Você sabe o que é a autodisciplina e uma pessoa autodisciplinada? Ela pode ser considerada um fator decisivo para modificar comportamentos improdutivos, além de contribuir para que você assuma um comportamento congruente com suas metas e expectativas. Com tal mudança de postura, você assume o compromisso com as realizações das tarefas e se encarrega de promover as mudanças estipuladas por você mesmo.
 
Praticar a autodisciplina é a maneira mais eficaz para você cumprir suas metas e atingir seus objetivos. Para conseguir praticá-la é necessário se autoconhecer, analisando seus limites e capacidades de modo que seja feita uma autoavaliação para identificar quais os gatilhos que resultam na falta de comprometimento com seus próprios desafios. Uma pessoa disciplinada consegue administrar melhor o seu tempo, encontrando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
 
Confira alguns passos que podem te ajudar a ser uma pessoa mais disciplinada e melhorar a sua vida em diversos aspectos:
 
1) Identifique tarefas que agregam valor à sua rotina
 
Analise, antes de tudo, o seu dia a dia, quais são suas tarefas, as coisas que você precisa fazer, em quanto tempo consegue realizá-las e coloque os possíveis imprevistos. Idealize seu planejamento levando em consideração suas prioridades de curto e longo prazo.
 
2) Elimine as distrações
 
Fuja daquilo que prende a sua atenção e que, além de não acrescentar em nada, atrapalha a sua produtividade. Para não ficar sobrecarregado, crie intervalos com tempos curtos e determinados para limpar a mente e se distrair, mas o faça apenas quando sua mente estiver esgotada ou você tiver algum tipo de bloqueio para a execução de suas atividades.
 
3) Não desista no meio do caminho
 
Desenvolver a autodisciplina não é uma tarefa fácil. Terão momentos em que você se sentirá cansado ou com vontade de deixar para amanhã, mas se fizer isso uma vez a procrastinação se tornará um hábito. Portanto, persista em suas metas e lembre-se que você tem o potencial para transformar seus sonhos em realizações.
 
4) Motive-se
 
Tenha claro que você perderá ao não ser disciplinado e coloque no papel todos os benefícios de contar com a disciplina como condutor de seus objetivos. Não use a autodisciplina como um castigo ou punição, mas sim como uma ferramenta que trará mais realizações à sua vida tanto pessoal quanto profissional.
 
Uma palavra que pode muito bem ser associada à autodisciplina é a perseverança, pois é um exercício diário. Assim sendo, pratique esses passos e perceba o quanto evoluiu nesse quesito.
 
 
Fonte: SB Coaching



Comentários