4 maneiras de identificar um líder na sua empresa

Buscar e reconhecer lideranças é essencial para o desenvolvimento estratégico de um negócio, bem como para a implementação de boas políticas de governança corporativa no mesmo.
 
O trabalho de identificação requer muita atenção e observação por parte do empreendedor, que precisa se armar de recursos para avaliar e comparar o potencial de seus colaboradores.
 
Conheça algumas maneiras efetivas de identificar um líder na sua empresa.
 
1. Além dos resultados
 
Ao procurar lideranças, é claro que a performance e os resultados dos seus funcionários é relevante. No entanto, é essencial olhar além, para elementos como vontade de crescer, proatividade, influência na equipe e demais características que mostrem potencial.

Alguns colaboradores apresentam ótimos números e grande produtividade, mas não reúnem outros aspectos necessários para a liderança. Desta forma, priorize as indicações de potencial no lugar da pura medição da performance.
 
2. Perfil de comunicação
 
Uma característica indispensável para o líder em potencial está ligada à comunicação. Isso não significa que o funcionário deva ser extrovertido sempre, mas sim que o seu impacto no restante do time e a sua habilidade para expressar e discutir pontos é bastante significativo na posição de liderança.

Procure por colaboradores que sejam objetivos quando explicam suas ideias, demonstrando coerência e concisão. A disposição para ouvir também conta muitos pontos: um líder vai precisar delegar, comunicar e escutar.
 
3. Compromisso com a operação
 
Um potencial líder sempre vai demonstrar interesse nos valores e visão da companhia, bem como um compromisso firme com os ideais do negócio. O colaborador sugere melhorias para o cotidiano de trabalho, implementa soluções e discute ativamente os problemas com seus colegas? Fique de olho nele!

Membros que não parecem tão investidos no projeto da empresa, confortáveis em apenas seguir instruções e sem conhecer bem as operações, não terão as características essenciais para liderar.
 
4. Desempenho na adaptação
 
Para liderar, o colaborador deve ter um bom senso de adaptação. Em outras palavras, precisa conhecer um pouco de cada atividade desenvolvida pela empresa, obtendo resultados satisfatórios caso precise ocupar outra posição.

Uma boa dica está em realocá-lo temporariamente, testando o seu desempenho com outras equipes e atribuições.
 
 
Fonte: Santander Negócios e Empresas



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